Vantagem competitiva e o uso das tecnologias de informação e comunicação: estudo na cadeia produtiva do vinho do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Rafael Alfonso Brinkhues
  • Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i3.13478

Palabras clave:

Tecnologias da informação e comunicação. Vantagens competitivas. Cadeia produtora vinícola. Estratégias em vinícolas. Rastreabilidade

Resumen

A indústria vinícola nacional passa por dificuldades, em especial a do Estado do Rio Grande do Sul, que concentra 90% da produção do País. Entre essas dificuldades, estão a perda de parcela do mercado interno, a falta de reconhecimento das marcas brasileiras nos mercados interno e externo e a falta de estrutura organizacional para enfrentar a concorrência acirrada de outros países, como Argentina, Chile e Uruguai. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) são fontes de vantagem competitiva ou podem potencializar as vantagens competitivas de uma indústria. Esta pesquisa tem o intuito investigativo de compreender como a adoção de TICs nas estruturas organizacionais, e nos processos de negócios das vinícolas do Estado do Rio Grande do Sul, podem apoiar vantagens competitivas para garantir sua competitividade e sobrevivência no mercado. Este estudo busca – apoiado em referencial teórico, com pesquisa bibliográfica sobre o setor, entrevistas com especialistas e questionários preenchidos por vinícolas – descrever a indústria e compreender a possibilidade de as TICs colaborarem no sentido de reforçar as vantagens competitivas existentes ou futuras. Para alcançar tais objetivos, além de descrever a indústria, analisar-se-á, também, o atual nível de utilização das TICs pelas empresas do setor, a percepção do potencial de utilização das TICs pelos gestores e a percepção desse potencial para o aumento da competitividade com o produto externo, seja na concorrência pelo mercado interno ou externo. As conclusões do trabalho mostram um potencial para o desenvolvimento das TICs no suporte e a potencialização das vantagens competitivas da indústria do vinho, mas não se encontrou, nesta pesquisa, a utilização dessa ferramenta com tal finalidade.

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Publicado

2009-07-18

Cómo citar

Brinkhues, R. A., & da Cunha, M. A. V. C. (2009). Vantagem competitiva e o uso das tecnologias de informação e comunicação: estudo na cadeia produtiva do vinho do Rio Grande do Sul. REBRAE, 2(3), 291–305. https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i3.13478

Número

Sección

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