Alinhamento estratégico entre o planejamento urbano municipal e a gestão da mobilidade e dos equipamentos públicos urbanos
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i1.13436Palabras clave:
Alinhamento estratégico. Planejamento urbano. Organizações públicas.Resumen
O presente artigo tem como objetivo avaliar o alinhamento entre a estratégia do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, responsável pelo planejamento urbano municipal, e a estratégia da Urbanização de Curitiba S/A – URBS, responsável pela gestão da mobilidade urbana e dos equipamentos públicos urbanos na cidade de Curitiba. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, cujos métodos de coleta e tratamento dos dados foram a entrevista semiestruturada, a pesquisa documental e a transcrição das entrevistas. O propósito da pesquisa é de um estudo descritivo. Os resultados obtidos demonstraram que a URBS e o IPPUC atuam em conjunto no desenvolvimento do macroplanejamento do sistema viário, do transporte coletivo e dos projetos dos equipamentos urbanos que depois serão gerenciados pela URBS. Percebeu-se, também, que existe uma administração estratégica formal nas duas empresas, necessitando de melhorias na fase de implantação e de controle. Quanto ao alinhamento estratégico entre as duas empresas, observou-se que as estratégias estão alinhadas, visando à melhoria da vida urbana. O processo de alinhamento estratégico é sustentado pelo Plano de Governo Municipal, pela direção política do prefeito do município, pela lei de responsabilidade fiscal e pelos programas de financiamento, em que a URBS, como futura gestora, participa dos projetos elaborados pelo IPPUC.Descargas
Citas
ANDRADE, N. A. et al. Planejamento governamental para municípios: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
CARBONE, P. P. Cultura organizacional no setor público brasileiro: desenvolvendo uma metodologia de gerenciamento da cultura. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 133-144, mar./abr. 2000.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
CORDEIRO, J. V. B. M. Alinhamento estratégico: estudos multicasos em empresas paranaenses de médio porte. 2005. 300 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
DRUCKER, P. F. Uma era de descontinuidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
HAGE, J. An axiomatic theory of organization. Administrative Science Quarterly, v. 10, n. 3, p. 289- 320, 1965.
HALL, R. H. Organizações: estrutura, processos e resultados. 8. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.
HARRISON, J. S. Administração estratégica de recursos e relacionamentos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA – IPPUC. Planejamento urbano de Curitiba. Disponível em: <http://www.ippuc.org.br/ippucweb/sasi/home/mostrarpagina.php?pagina=1&idioma=1>. Acesso em: 10 maio 2008.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Having trouble with your strategy? Then map it. Harvard Business Review, v. 4, n. 4, p. 58-69, 2000.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Balanced scorecard: medidas que movem o desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Alinhamento: utilizando o balanced scorecard para criar sinergias corporativas. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
KERLINGER, F. N. Metodologia de pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. 2. ed. São Paulo: EPU, 1980.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
PIRES, J. C. S.; MACÊDO, K. B. Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 40, n. 1, p. 81-105, jan./fev. 2006.