Dimensões do processo de formação de estratégia em pequenos hotéis de Curitiba

Autores/as

  • Daniela Torres da Rocha
  • Sara Culti Gimenez
  • Fernando Antonio Prado Gimenez

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i3.13400

Palabras clave:

Estratégia. Pequenos hotéis. Processo estratégico.

Resumen

Uma questão relevante, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista prático, é entender quais são os principais fatores que influenciam o processo de formação de estratégia em pequenos hotéis. O trabalho buscou identificar as dimensões predominantes no processo de desenvolvimento de estratégia em pequenos hotéis. A coleta de dados foi feita em uma amostra não aleatória de 18 pequenos hotéis localizados na cidade de Curitiba, PR. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário, em contato pessoal com o principal dirigente de cada empresa visitada. Nesse instrumento de coleta de dados havia dois conjuntos de questões. O primeiro bloco levantou informações demográficas sobre a empresa e seu dirigente. O segundo bloco foi composto pelo Questionário de Desenvolvimento de Estratégia (QDE) proposto por Bailey e Avery (1998). Os resultados revelaram que nas pequenas empresas estudadas há a predominância do incrementalismo, ou seja, processos emergentes de formação de estratégia, combinado com aspectos de planejamento e culturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAILEY, A.; AVERY, C. Discovering and defining the process of strategy development. In: AMBROSINI, V.; JOHNSON, G.; SCHOLES, K. (Org.). Exploring techniques of analysis and evaluation in strategic management. Harlow: Prentice-Hall, 1998. p. 181-201.

BARROS, M. A. Estratégia nas empresas da Internet:lições da informalidade. Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 4, p. 32-43, 2001.

COOPER, A. C. Strategic management: new ventures and small business. Long Range Planning, v. 14, n. 5, p. 39-45, 1981.

COVIN, J. G.; GREEN, K. M.; SLEVIN, D. P. Strategic process effects on the entrepreneurial orientation-sales growth rate relationship. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 30, n. 1, p. 56-81, 2006. D’AMBOISE, G.; MULDOWNEY, M. Management theory for small business: attempts and requirements. Academy of Management Review, v. 13, n. 2, p. 226-240, 1988.

GIBBONS, P. T.; O’CONNOR, T. Influences on strategic planning processes among Irish SMEs. Journal of Small Business Management, v. 43, n. 2, p. 170-186, 2005.

HITT, M. A. et al. Strategic entrepreneurship: creating a new mindset. 2nd ed. Oxford: Blackwell, 2002. HOCAYEN-DA-SILVA, A. J.; TEIXEIRA, R. T. Ambiente competitivo e vantagem competitiva a partir de uma abordagem integradora: estudo de caso no setor hoteleiro em

Curitiba. Turismo: Visão e Ação, v. 9, n. 1, p. 19-35, 2007.

JENKINS, M.; AMBROSINI, V. Strategic management: a multi-perspective approach. 2nd ed. New York: Palgrave, 2002.

LIMA, E. Visão compartilhada equipe de direção e gestão estratégica de pequenas e médias empresas: um estudo multi-caso e internacional. Revista de Negócios, v. 12, n. 4, p. 86-100, 2007.

MILLER, D. Strategy making and structure: analysis and implications for performance. Academy of Management Journal, v. 30, n. 1, p. 7-32, 1987a.

MILLER, D. The genesis of configuration. Academy of Management Review, v. 12, n. 4, p. 686-701, 1987b.

MINTZBERG, H. Strategy-making in the three modes. California Management Review, v. 16, n. 2, p. 44-53, 1973.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ROBINSON Jr., R. B.; PEARCE II, J. A. Research thrusts in small firm strategic planning. Academy of Management Review, v. 9, n. 1, p. 128-137, 1984.

ROSSETTO, C. R. et al. Comportamento estratégico em pequenas e médias empresas: estudo multi-casos em pousadas na Lagoa da Conceição – Florianópolis – SC. Revista de Negócios, v. 11, n. 3, p. 93-108, 2006.

SANTOS, L. L. da S.; ALVES, R. C.; ALMEIDA, K. N. T. Formação da estratégia em micro e pequenas empresas: um estudo no centro-oeste mineiro. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, p. 59-73, 2007.

UPTON, N.; TEAL, E. J.; FELAN, J. T. Strategic and business plan practices of fast growth family firms. Journal of Small Business Management, v. 39, n. 1, p. 60-72, 2001.

WHITTINGTON, R. What is strategy and does it matter? 2nd ed. London: Routledge, 1993.

Descargas

Publicado

2008-07-18

Cómo citar

da Rocha, D. T., Gimenez, S. C., & Gimenez, F. A. P. (2008). Dimensões do processo de formação de estratégia em pequenos hotéis de Curitiba. REBRAE, 1(3), 319–329. https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i3.13400

Número

Sección

Articles