ENTRE A DECADÊNCIA E A RENOVAÇÃO: estratégias de sobrevivência de antigos hotéis localizados no hipercentro de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i2.13364Palabras clave:
Posicionamento estratégico. Gestão estratégia. Gestão de empresas familiares.Resumen
Este estudo tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas por antigos hotéis localizados no hipercentro de Belo Horizonte para sobreviver às transformações ambientais que afetaram o setor, tais como a degradação do hipercentro da cidade e o aumento da concorrência, bem como a outros fatores, tais como alterações na estrutura de propriedade e controle e, sobretudo, ao próprio tempo físico e histórico. Para compreensão do processo estratégico dessas organizações, foram utilizadas as contribuições teóricas de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), que concebem a estratégia como um padrão consistente ao longo do tempo, bem como a tipologia estratégica de Miles e Snow (1978). Foi realizado um estudo qualitativo, por meio da técnica de estudos de caso, a partir de entrevistas em profundidade, realizadas com os sóciosproprietários e gestores dos três hotéis pesquisados, tendo todos esses mais de 40 anos de existência. As informações coletadas foram tratadas por meio da técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados mostram que essas organizações adotam comportamentos estratégicos defensivos, apresentam uma capacidade relativa de escanear o ambiente que as cerca, minimizam a importância dos fatores exógenos, e suas estratégias geralmente emergem de um processo quase errático, mais com o objetivo de resolver um problema imediato do que propriamente de constituir um padrão estratégico. Embora as alternativas estratégicas utilizadas tenham permitido a sobrevivência dessas organizações, novos desafios e também perspectivas promissoras parecem exigir que essas organizações (re)definam seus processos estratégicos para o futuro.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃ O BRASILEIRA DA INDÚSTRIA HOTELEIRA – ABIH. O parque hoteleiro nacional. Disponível em: <http://www.abih.com.br/site.php>. Acesso em: 14 fev. 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1988.
BONFATO, A. C. Desenvolvimento de hotéis. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2006.
DOTY, D. H. et al. Equifinality and organizational effectiveness: a test of two configurational theories. Academy of Management Journal, v. 36, n. 6, p. 1196-1250, 1993.
GONÇALVES, J. S. R. C. As empresas familiares no Brasil. RAE Light, v. 7, n. 1, p. 7-12, 2000.
GORINI, A. P. F.; MENDES, E. F. Setor de turismo no Brasil: segmento de hotelaria. BNDES Setorial, n. 22, p. 111-150, 2005.
HAMBRICK, D. C. Environment, strategy, and power within top management teams. Administrative Science Quarterly, v. 26, p. 253-276, 1981.
Some tests of the effectiveness and functional atributes of Miles and Snow’s strategic types. Academy of Management Journal, v. 26, n. 1, p. 5-26, 1983.
INSTITUTO BRASILEIRO DE TURISMO – EMBRATUR. Deliberação Normativa n. 429 de 23 de abril de 2002. Regulamento do sistema de classificação de meios de hospedagem. Brasília: EMBRATUR/ MTUR, 2002. Disponível em: <http://200.143.12.85/
turismo/opencms/institucional/legislacao/arquivos/deliberacao_normativa_n_429_23_abril_2002.html>. Acesso em: 10 fev. 2009.
LEONE, N. M. C. P. G. Sucessão na empresa familiar: preparando as mudanças para garantir a sobrevivência no mercado globalizado. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MILES, R. E.; CAMERON, K. S. Coffin nails and corporate strategies. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1982.
MILES, R. E.; SNOW, C. C. Organizational strategy, structure and process. New York: McGraw Hill, 1978.
MINTZBERG, H. Patterns in strategy formation. International Studies of Management and Organization, v. 9, n. 3, p. 67-86, 1979.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégias: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. (Org.). O processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2001.
NICOLAU, I. O conceito de estratégia. Lisboa: INDEG/ISCTE, 2001.
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE – PMBH. Programas e projetos: Centro Vivo. 2008. Disponível em: <http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomia
MenuPortal&app=programaseprojetos&tax=12066&lang=pt_BR&pg=6080&taxp=0&>. Acesso em: 14 fev. 2009.
RODRIGUES, R. M. Histórico de desenvolvimento de hotéis no Brasil. Hotel Investment Advisors (HIA). 2002. Disponível em: <http://www.hia.com.br/ artigo_historico_do_desenvolvimento.htm>. Acesso em: 14 fev. 2009.
RODRIGUES, M. S. P.; LEOPARDI, M. T. O método de análise de conteúdo: uma versão para enfermeiros. Fortaleza: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, 1999.
TRIVIÑOS, A. R. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VILELA, N. M. Hipercentro de Belo Horizonte: movimentos e transformações espaciais recentes. Minas Gerais. 2006. 230 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
WILSON, D, C.; JARZABKOWSKI, P. Pensando e agindo estrategicamente: novos desafios para a análise estratégica. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, p. 11-20, 2004.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZAHRA, S. A.; PEARCE II, J. A. Research evidence on the Miles-Snow typology. Journal of Management, v. 16, n. 4, p. 751-768, 1990.