PRÁTICAS ESTRATÉGICAS EM PEQUENOS SUPERMERCADOS NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.7377Abstract
Objetiva-se com esta pesquisa analisar as estratégias praticadas pelos pequenos supermercados na percepção do consumidor de baixa renda, pois a disputa pelo consumidor de baixa renda não se limita aos grandes supermercados, que dispõem de recursos para planejar e aplicar estratégias variadas, os pequenos e médios supermercados procuram disputar esses consumidores adotando estratégias de forma que sejam percebidos por seus clientes por determinados atributos, diferenciando-se dos grandes concorrentes. Baseado no modelo conceitual da Estratégia como Prática apresentado por Whittington (2006), composto pelos construtos Praxis, Prática e Praticante, empreendeu-se uma pesquisa descritiva em uma amostra de 300 sujeitos pertencentes ao segmento de baixa renda clientes de três supermercados de bairro. Utilizando análise descritiva e estatística multivariada foi possível identificar no construto Praxis três fatores: 1) ações econômicas; 2) ações no microambiente; e 3) ações nos produtos; que explicaram 16 variáveis relacionadas à Escolha da Loja. No construto Prática outros três fatores foram identificados: 1) serviços recebidos; 2) valores econômicos; e 3) vantagempercebida; explicando 12 variáveis relacionadas aos Serviços Oferecidos. Conclui-se que as práticas estratégicasque os consumidores de baixa renda percebem como muito importante para a Escolha da Loja são o atendimento, a entrega em domicilio e a limpeza e organização e dão pouca importância para o tempo de espera nas filas, o prazo pagamento e a qualidade e variedade frios laticínios. Para estratégias relacionadas aos Serviços Oferecidos os sujeitos dão grande importância para a entrega em domicilio, o atendimento e a limpeza da loja, porém dão pouca importância para cartão fidelidade, marcas próprias e empacotador.Downloads
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