O alinhamento do pensamento estratégico: o BSC como condutor do processo na Caixa Econômica Federal

Authors

  • Edson Luiz Flores
  • Ana Cristina Fachinell
  • Cíntia Paese Giacomello

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13622

Keywords:

Estratégia. Balanced scorecard. Alinhamento estratégico.

Abstract

Este trabalho teve como objetivo verificar se a adoção dos conceitos do BSC (Balanced Scorecard) na avaliação da gestão das unidades de negócio da Caixa Econômica Federal contribuiu para o alinhamento do pensamento estratégico nos diversos níveis gerenciais da organização. Com tal finalidade, foi realizada uma pesquisa junto a três grupos de profissionais com atuação na gestão das unidades de negócio da empresa na região da Superintendência Regional da Serra Gaúcha. A pesquisa desenvolvida pode ser classificada como: aplicada (quanto a sua natureza); exploratória e descritiva (quanto aos seus objetivos); quantitativa (quanto a sua abordagem); e pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e levantamento (quanto aos procedimentos de coleta de dados utilizados). Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa que desenvolveu o instrumento de coleta de dados, seguindo o método de escalas multi-itens. A escala foi construída a partir da realidade da organização selecionada como campo de estudo e, para tanto, fundamentou-se nos sete desafios estratégicos da instituição para o período 2005-2015 e no alinhamento estratégico a partir da adoção do BSC, bem como a sua influência nos resultados da Caixa Econômica Federal. Os dados coletados foram analisados com o auxílio do software estatístico SPSS. Após a análise dos dados e informações oriundas da pesquisa verificou-se que a adoção do Balanced Scorecard contribuiu para o alinhamento do pensamento estratégico nos diversos níveisgerenciais da empresa. Além disso, a opinião dos três grupos gerenciais entrevistados é de que as estratégias executadas no presente estão alinhadas com os desafios estratégicos da organização e que o sucesso na execução das estratégicas contribuirá para a realização da visão de futuro da organização.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANSOFF, H. I. Corporate strategy. McGraw-Hill: New York, 1965.

CHANDLER, A. D. Strategy and structure: chapters in the history of the industrial enterprise. Cambridge, MA: MIT Press, 1962.

FRIEDMAN, T. L. O mundo é plano. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HAMEL, G. Killer strategies that make shareholders rich. Business Administration, v. 135, n. 12, p. 70-88, 1997.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The balanced scorecard – Measures that drive performance. Harvard Business Review, v. 70, n. 1, p. 71-79, 1992.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação. 17. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

APLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000a. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Having trouble with your strategy? Then map it. Harvard Business Review, v. 78, n. 2, p. 167-176, 2000b.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Alinhamento: utilizando o balanced scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

KERLINGER, F. N. Foundations of behavioral research. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1964.

MALHOTRA, N. K. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; AHLSTRAND, B. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

Downloads

Published

2011-07-19

How to Cite

Flores, E. L., Fachinell, A. C., & Giacomello, C. P. (2011). O alinhamento do pensamento estratégico: o BSC como condutor do processo na Caixa Econômica Federal. REBRAE, 4(1), 37–52. https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13622

Issue

Section

Articles