PRÁTICAS ESTRATÉGICAS EM PEQUENOS SUPERMERCADOS NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA

Authors

  • Alipio Ramos Veiga-Neto

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.7377

Abstract

Objetiva-se com esta pesquisa analisar as estratégias praticadas pelos pequenos supermercados na percepção do consumidor de baixa renda, pois a disputa pelo consumidor de baixa renda não se limita aos grandes supermercados, que dispõem de recursos para planejar e aplicar estratégias variadas, os pequenos e médios supermercados procuram disputar esses consumidores adotando estratégias de forma que sejam percebidos por seus clientes por determinados atributos, diferenciando-se dos grandes concorrentes. Baseado no modelo conceitual da Estratégia como Prática apresentado por Whittington (2006), composto pelos construtos Praxis, Prática e Praticante, empreendeu-se uma pesquisa descritiva em uma amostra de 300 sujeitos pertencentes ao segmento de baixa renda clientes de três supermercados de bairro. Utilizando análise descritiva e estatística multivariada foi possível identificar no construto Praxis três fatores: 1) ações econômicas; 2) ações no microambiente; e 3) ações nos produtos; que explicaram 16 variáveis relacionadas à Escolha da Loja. No construto Prática outros três fatores foram identificados: 1) serviços recebidos; 2) valores econômicos; e 3) vantagempercebida; explicando 12 variáveis relacionadas aos Serviços Oferecidos. Conclui-se que as práticas estratégicasque os consumidores de baixa renda percebem como muito importante para a Escolha da Loja são o atendimento, a entrega em domicilio e a limpeza e organização e dão pouca importância para o tempo de espera nas filas, o prazo pagamento e a qualidade e variedade frios laticínios. Para estratégias relacionadas aos Serviços Oferecidos os sujeitos dão grande importância para a entrega em domicilio, o atendimento e a limpeza da loja, porém dão pouca importância para cartão fidelidade, marcas próprias e empacotador.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALWITT, Linda F.; DONLEY, Thomas D. Retail stores in poor

urban neighborhoods. Journal of Consumer Affairs. v. 31,

n. 1, p.139, summer, 1997.

ANDERSON, Teresa. Exploding myths about Marketing to

Ds and Es. Brand Strategy, v. 162, n.1, p.37, aug, 2002.

BORGES, Admir R. Marketing de varejo: as estratégias

adotadas pelos supermercados de vizinhança para conquistar

e fidelizar clientes. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.

CAMPOLINA, Angelo Salvatierra et al Decisões de Compra

dos Clientes de Supermercados de Anápolis. Revista de

Economia da UEG, Anápolis (GO), v. 3, n. 1, jan/jun, 2007.

CORRAR, Luiz J. et al. Análise multivariada: para os cursos

de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2009.

HAIR Jr., J.F.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L.; BLACK, W.C.

Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HAMMOND, Allen L. e PRAHALAD, C. K. Selling to the poor.

Foreign Policy, v. 142, n.1, p.30, may/jun, 2004.

HARCAR, Talha; KARA, Ali e KUCUKEMIROGLU, Orsay.

Consumer’s percebed value and buying behavior of store

brands: and empirical investigation. The Business Review, Cambridge, v. 5, n. 2, p.55, Summer, 2006.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E

ESTATÍSTICA. SEI 2007. Disponível em http:ibge.gov.br/home/estítica/pesquisa/default.shtm. acesso em: 12.ago.2008.

JARZABKOWSKI, P. Strategy as practice: an activity-based approach. London: Sage Publications, 2005.

JARZABKOWSKI, P.. Strategic practices: An activity theory

perspective on continuity and change. Journal of

Management studies, v.40, n.1, p.23, 2003.

JARZABKOWSKI, P.; BALOGUN, J.; SEIDL, D. Strategizing: The challenges of a practice perspective. Human Relations, v.60, n.1, p. 5, 2007.

JARZABKOWSKI, P.; Strategy as practice: Recursiveness,

adaptation and practices in-use. Organization Studies, v. 25, n. 4. p. 529, 2004.

JARZABKOWSKI, P.; WILSON, D. C. Actionable strategy knowledge:

a practice perspective. European Management Journal, v. 25, n.5, p. 348, 2006.

JOHNSON, G.; LANGLEY, A.; MELIN, L; WHITTINGTON, R. Strategy as Practice: Research directions and resources. Cambridge: University Press, 2007.

JOHNSON, G.; MELIN, L.; WHITTINGTON, R. Micro Strategy and Strategizing: Towards an activity-based view. Journal of Management Studies, v. 40, n. 1, p. 3, 2003.

LEVY, Michael.; WEITZ, Barton A. Administração de

Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.

MACHADO, M.D.; QUEIROZ, T.R.; MARTINS, M.F. Mensuração da qualidade de serviço em empresas de fast food: Revista Gestão e Produção, v. 13 n.2, p.261, mai-ago, 2006.

MARIETTO, Márcio Luiz. Estratégia como Prática: um estudo das práticas da ação estratégica nas MPEs situadas em clusters comerciais competitivos. Dissertação, Mestrado em Administração, FACCAMP-SP, 2011.

MATTAR, Fauze. Pesquisa de Marketing. Edição compacta.

São Paulo: Atlas, 2001.

MINTZBERG, Henry, AHLSTRAND, Bruce, LAMPEL, Joseph.

Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MONTEIRO, Carlos Sérgio Melo do Rego; SILVA, Bruno

Rodrigues; LADEIRA, Rodrigo. Estratégias no varejo de alimentos: um estudo com análise fatorial e de clusters. Revista Gestão e Planejamento, BA, v.9, n. 2, jul./dez. 2008.

NEUBUSER, M.E.; ZAMBERLAN, L. e SPAREMBERGER, A.

A satisfação do consumidor de supermercado. Revista de Administração da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai) , v. 3, n. 4, p. 41. 2004.

NOBREGA, K. C. Servant Organization: How Individual Behavior Can Be Expanded to a Business Approach. Anais

POMS 20th Annual Conference, Orlando, Florida, 2009.

O POTI. Renda baixa predomina no RN. Caderno Economia. Jornal O Poti. Natal, 29.mai. 2005.

PARENTE, J.G.; BARKI, E; KATO, H.T. Estratégias de marketing

para o varejo na baixa renda. Anais eletrônicos do 31º Enanpad, 2007.

PRAHALAD, C.K. e HAMEL, G. Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

PRAHALAD, C.K. e HAMMOND, A. Serving the World's Poor, Profitably. Harvard Business Review, v. 80, n. 9, p.48, sep, 2002.

QUEIROZ, T.S.; SOUZA, T. e GOUVINHAS, R.P. Estratégias de

marketing como um diferencial na escolha do supermercado

de bairro. RAM - Rev. Adm. Mackenzie, v.9, n.3, São Paulo, maio/jun. 2008.

SLACK, Nigel. Vantagem competitiva em manufatura.

a. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

VAN DE VEN, A. H.; JOHNSON, P. E. Knowledge for theory and practice. Academy of Management Review, v.31, n.4,

p.802, 2006.VEJA. Ela empurra o crescimento. São Paulo: Revista VEJA, ano 41, n. 13, p. 84, 02/abr. 2008.

WHITTINGTON, R. Completing the practice turn in strategy research. Organization Studies, v. 27, n. 5, pp. 613-634, 2006.

WHITTINGTON, R. Strategy practice and strategy process: Family differences and the sociological eye. Organization Studies, v. 28, n. 10, p. 1575, 2007.

WILSON, D. C.; JARZABKOWSKI, P. Pensando e agindo estrategicamente: Novos desafios para a análise estratégica. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 44, n.

, p. 11, 2004.

Published

2012-07-20

How to Cite

Ramos Veiga-Neto, A. (2012). PRÁTICAS ESTRATÉGICAS EM PEQUENOS SUPERMERCADOS NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA. REBRAE, 5(3), 283–293. https://doi.org/10.7213/rebrae.7377

Issue

Section

Articles