Seleção de fornecedores e níveis de valor no mercado de food service

Authors

  • José Edson Moysés Filho
  • Renato Ferreira Pimenta
  • Suzane Strehlau

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.06.003.AO04

Keywords:

Marketing de relacionamento, Food service, Níveis de valor, Fornecedores.

Abstract

O foco desta pesquisa são as relações entre fornecedores e clientes de empresas de pequeno e médio porte do mercado de food service sob a perspectiva do Marketing de Relacionamento (MR). O objetivo deste estudo foi identificar a correlação, em níveis de valor, das estratégias de MR e os fatores que determinam a seleção de fornecedores no B2B do setor de food service. Inicialmente, foi realizado um estudo exploratório e, posteriormente, uma análise das informações obtidas, com a aplicação de uma survey em uma amostra de 244 estabelecimentos varejistas de alimentação fora do lar. Os dados foram tratados a partir da aplicação da técnica de estatística descritiva e da análise de variância (ANOVA). Os resultados sugerem uma lógica multidimensional entre o MR, os níveis de valor e os critérios de seleção de fornecedores gerados por meio de suas redes organizacionais, que parecem se concretizar no equilíbrio dos relacionamentos efetuados e na realidade do mercado em que as empresas operam. 

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Published

2013-07-27

How to Cite

Filho, J. E. M., Ferreira Pimenta, R., & Strehlau, S. (2013). Seleção de fornecedores e níveis de valor no mercado de food service. REBRAE, 6(3), 265–278. https://doi.org/10.7213/rebrae.06.003.AO04

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