O alinhamento entre as competências e o processo de aprendizagem: um estudo teórico-empírico em uma empresa de serviços de interesse público

Authors

  • Luciano Munck
  • Mariana Gomes Musetti Munck
  • Rafael Borim-de-Souza

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.7350

Keywords:

Alinhamento. Competências. Aprendizagem.

Abstract

O artigo foi escrito com o objetivo principal de analisar e discutir as implicações do alinhamento, ou do não alinhamento, entre as competências e o processo de aprendizagem em uma empresa privada que presta ser- viços de interesse público. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, cujos procedimentos envolveram levantamento bibliográfico, análises documentais e a realização de 27 entrevis-   tas semiestruturadas com funcionários da Empresa Alfa Telecom S/A, a qual possui um sistema de gestão de competências implantado desde 1997. Conforme orientações de Dutra (2004), ao relacionar contribuições teóricas, entrevistas e análises documentais, foi possível notar que o modelo de competências, os processos de aprendizagem e as decisões de cunho estratégico tomadas na Empresa Alfa Telecom S/A estão desvinculadas uma das outras. Constatou-se que a aprendizagem organizacional, em relação ao modelo de competências, ocorre para poucos e somente no nível cognitivo. Como uma das considerações finais deste artigo, infere-se  que a empresa estudada possui o risco de sofrer degradação de suas competências, o que consequentemente a impedirá de conquistar seus objetivos  estratégicos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Referências

ARGYRIS, C. Good communication that blocks learning.

Harvard Business Review, v. 72, n. 4, p. 77-85, 1994.

BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advan- tage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991.

BEDEINA, A. G. Contemporary challenges in the study of organizations. Journal of Management, v. 12, n. 2, p. 185- 201, 1986.

BITENCOURT, C. C. Gestão de competências e apren- dizagem nas organizações. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005.

BOYATZIS, R. †he competent manager: a model for effec- tive performance. New Tork: Wiley, 1982.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de compe-

tências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 1, p. 8-15, 2001.

BROWN, J. S. Research that reinvents the corporation.

Harvard Business Review, v. 63, n. 1, p. 102-111, 1990.

DREJER, A. Strategic management and core competen- cies: theory and application. Westport, Conn.: Quorum Books, 2002.

DUTRA, J. S. Competências. São Paulo: Atlas, 2004.

FLANAGAN, J. C. The critical incident technique.

Psychological Bulletin, v. 51, n. 4, p. 327-358, 1954.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra cabeça caleidos- cópico da indústria brasileira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

GALBRAITH, J. R.; KAZANJIAN, R. K. Strategy implemen- tation: structure, systems and process. St. Paul: West Publisher, 1986.

GARVIN, D. A. Building a learning organization. Harvard Business Review, v. 71, 1993.

GUBMAN, E.L. †alento. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

HENDERSON, J. C.; VENKATRAMAN, N. Strategic alignment: leveraging information technology for transforming orga- nizations. IBM Systems Journal, v. 32, n. 1, p. 4-16, 1993.

KALIL PIRES, A. et al. Gestão por competências em orga- nizações de governo. Brasília: ENAP, 2005.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

KIM, D. H. O elo entre a aprendizagem individual e a aprendi- zagem organizacional. In: KLEIN, D. A. A gestão estratégica do capital intelectual. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

KOLB, D. A. Psicologia organizacional: uma abordagem vivencial. São Paulo: Atlas, 1978.

LABOVITZ, G.; ROSANSKY, V. †he power of alignment: how great companies stay centered and accomplish extra- ordinary things. New Tork: Wiley, 1997.

MCCLELLAND, D. C. Testing competence rather than for in- telligence. American psychologist, n. 28, v. 1, p. 1-14, 1 973.

MEPPEM, T.; GILL, R. Planning for sustainability as a learning concept. Ecological Economics, v. 26, n. 2, p.121-137, 1997.

MINTZBERG, H. Power in and around organizations.

Englewood: Prentice Hall, 1983.

MUNCK, L.; MUNCK, M. M. Gestão organizacional sob a lógi- ca da competência: aplicação na pequena empresa. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 1, p. 64-85, 2008.

PENROSE, E. T. †he theory of the growth of the firm. 2.

ed. New Tork: Wiley, 1959.

PORTER, M. Estratégia competitiva. Rio Janeiro: Campus, 1991.

PORTH, S; MCCALL, J.; BAUSCH, T. Spiritual themes of the learning organization. Journal of Organizational Change Management, v. 12, n. 3, p. 211-220, 1999.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, v. 68, n. 3, p. 79-91, 1990.

PRIETO, V. C.; CARVALHO, M. M. Análise das contribuições de diferentes modelos para o alinhamento estratégico. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30.,

, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, p. 1-16.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SANDBERG, J.; PINNINGTON, A. H. Professional competence as ways of being: an existencial ontological perspective. Journal of Management Studies, v. 46, n. 7, p. 1138-1170, 2009.

SENGE, P.; CARSTEDT, G. Innovating our way to the next industrial revolution. MI† Sloan Management Review, v. 42, n. 2, p. 24-38, 2001.

SPENCER, L. M.; SPENCER, S. M. Competence at work.

New Tork: Willey, 1993.

STARKEY, K. Como as organizações aprendem. São Paulo: Futura, 1997.

TEARE, R. Enabling organizational learning. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 9, n. 7, p. 315-324, 1997.

TREACY, M.; WIERSEMA, F. A disciplina dos líderes de mercado: escolha seus clientes, direcione seu foco, domi- ne seu mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

WHITE, R. W. Motivation reconsidered: the concept of competence. Psychological Review, v. 66, n. 5, p. 297-333,

ZARIFIAN, P. O modelo da competência. São Paulo: SENAC Editora, 2003.

Downloads

Published

2012-07-20

How to Cite

Munck, L., Munck, M. G. M., & Borim-de-Souza, R. (2012). O alinhamento entre as competências e o processo de aprendizagem: um estudo teórico-empírico em uma empresa de serviços de interesse público. REBRAE, 5(2), 191–206. https://doi.org/10.7213/rebrae.7350

Issue

Section

Articles