Análise da percepção de valor num curso a distância de graduação em Administração

Authors

  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo
  • Kátia de Almeida
  • Tânia Regina Frota Vasconcellos Dias

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.6071

Keywords:

Valor para o cliente. Educação a distância. Graduação em Administração

Abstract

Este artigo tem como objetivo entender o que é valor para o cliente em serviços educacionais a distância. Neste estudo, de natureza aplicada, descritiva e exploratória, visando descobrir o comportamento do cliente, foi utilizada como base a teoria de means-end, que representa hierarquicamente as conexões entre atributos (A), consequências (C) e valores (V). No apoio a este estudo foi empregada a técnica laddering, que significa escalonamento ou escalada, tanto na entrevista semiestruturada quanto na análise qualitativa e interpretação dos dados. A amostra não probabilística por acessibilidade resultou em 41 entrevistas em profundidade, feitas durante a aula inaugural de fevereiro de 2008, com alunos ingressantes do primeiro período de 2008 do curso de graduação de administração. Os resultados incluem a construção de um mapa hierárquico de valor, onde se identificam como importantes cinco atributos: Plataforma, Credibilidade, Tutoria, Material didático e Organização; quatro consequências: Interatividade, Aprendizagem, Administração do tempo e Comodidade; e dois valores: Desenvolvimento Profissional e Desenvolvimento Pessoal. Duas cadeias foram consideradas dominantes, ambas têm como base a Tutoria (A) que liga a Aprendizagem (C) que leva ao Desenvolvimento Profissional e ao Desenvolvimento Pessoal (V).

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BARRETO, C. C. Manual impresso para educação a distância planejamento e elaboração de um sistema instrucional. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2006.

CUNHA, S. L. S. Reflexões sobre o EAD no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 151- 153, 2006.

DIAS, T. R. F. V.; MACEDO, M. A. S. Qualidade de serviços bancários por computador: uma visão da oferta de valor. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS, 1., 2003, Seropédica. Anais... Seropédica: NEGEN, 2003. 1 CD.

DUBEUX, L. S. Formação de avaliadores na modalidade educação a distância: necessidade transformada em realidade. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 7, p. 47-52, 2007. Suplemento 1.GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G. Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias e casos. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2006.

KOTLER, P.; HAYES, T.; BLOOM, P. N. Marketing de serviços profissionais: estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seus lucros. 2. ed. São Paulo: Manole, 2002.

LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.

LEÃO, A. L. M. S.; MELLO, S. C. B. Mensurando costumer value através do método laddering: uma proposta de aplicação da técnica para o ambiente virtual. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais... Campinas: EnANPAD, 2001. 1 CD.

LOVELOCK, C.; WIRTZ, J. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LOW, T. A percepção sobre o valor da utilização de recursos de TI para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

NASCIMENTO, R. B.; TROMPIERI FILHO, N. Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior – o caso da Universidade Federal do Ceará. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 86-97, 2002.

OLIVEIRA, E. S. G.; REGO, M. C. L.; VILLADI, R. M. Aprendizagem mediada por ferramentas de interação:

análise do discurso de professores em um curso de formação continuada a distância. Educação & Sociedade, v. 28, n. 101, p. 1413-1434, 2007.

REYNOLDS, T. J.; GUTMAN, J. Laddering theory, method, analysis, and interpretation. Journal of Advertising Research, v. 28, n. 1, p. 11-31, 1988.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROSEMBERG, M. J. E-learning: strategies for delivering knowledge in the digital age. New York: McGraw-Hill, 2001.

RUST, T. R.; ZEITHAML, V.; LEMON, K. N. O valor do cliente: o modelo que está reformulando a estratégia corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2001.

SARQUIS, A. B. Estratégias de marketing para serviços: como as organizações de serviços devem estabelecer e implementar estratégias de marketing. São Paulo: Atlas, 2009.

SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

TEIXEIRA, L. R. XXIII Curso Ibero-Americano de educação a distância: como montar cursos de educação a distância. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE PODER LOCAL, 10., 2006, Salvador. Anais... Salvador: CIAGS, 2006.

TEIXEIRA, L. R.; BARBOSA, A. R. Estudo comparativo dos métodos utilizados em três cursos de educação a distância. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 1., 2007, Recife. Anais... Recife: ANPAD, 2007. 1 CD.

TIANA, A. Análisis de la evolución de los sistemas de educación a distancia: una panorámica generala. Madrid: IUED, 2005.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; IKEDA, A. Uso e limitações do método laddering. Revista de Administração Mackenzie, v. 5, n. 1, p. 197-222, 2004.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; IKEDA, A. A. Valor em serviços educacionais. RAE-Eletrônica, v. 5, n. 2, 2006. Disponível em: <http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S1676-56482006000200003.pdf>. Acesso em: 6 mar. 2007.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

WOODRUFF, R. B. Customer value: the next source for competitive advantage. Academy of Marketing Science, v. 25, n. 2, p. 139-153, 1997.

WOODRUFF, R. B.; GARDIAL, S. Know your customer: new approaches to customer value and satisfaction. Oxford: Blackwel, 1996.

ZEITHAML, V. A. Consumer perception of price, quality and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, v. 52, p. 2-22, 1988.

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante? O programa universidade aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação & Sociedade, v. 27, n. 96, p. 935-954, 2006.

Downloads

Published

2012-07-20

How to Cite

Macedo, M. A. da S., de Almeida, K., & Dias, T. R. F. V. (2012). Análise da percepção de valor num curso a distância de graduação em Administração. REBRAE, 5(1), 77–91. https://doi.org/10.7213/rebrae.6071

Issue

Section

Articles