Redes empresariais como estratégia para o aumento da competitividade em APLs

Authors

  • Jaqueline Guimarães Santos
  • Minelle Éneas da Silva
  • Gesinaldo Ataíde Cândido

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i3.13709

Keywords:

Redes interempresariais. Competitividade. Arranjo produtivo local.

Abstract

A atual dinâmica organizacional implica na necessidade de novas formas de atuação organizacional baseadas na aplicação de princípios de redes sociais, envolvendo práticas associadas e cooperativas para viabilizar estratégias organizacionais distintas. Uma destas novas formas tem ocorrido através dos arranjos produtivos locais (APLs), a qual contribui para o aumento da competitividade. Neste sentido, o objetivo deste estudo é identificar o grau de competitividade no arranjo produtivo local de madeira e móveis localizado na cidade de Campina Grande, PB. A metodologia utilizada fundamenta-se no modelo de competitividade sistêmica de Coutinho e Ferraz (1994), que analisa um conjunto de fatores para atividades econômicas específicas. O estudo é caracterizado como exploratório e descritivo e conduzido sob a forma de um estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com empresários do setor e complementadas com a análise de dados secundários e da observação não participante. Os resultados obtidos apontam que a competitividade do APL em questão se apresenta desfavorável na maioria dos indicadores em análise, com maior incidência naqueles relacionados à cooperação, o que indica a necessidade de fortalecer os mecanismos de adoção das práticas de redes sociais.

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Published

2011-07-20

How to Cite

Santos, J. G., da Silva, M. Éneas, & Cândido, G. A. (2011). Redes empresariais como estratégia para o aumento da competitividade em APLs. REBRAE, 4(3), 287–300. https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i3.13709

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