Construção de sentidos em práticas estratégicas: estudo comparativo em duas instituições de ensino superior paranaenses

Authors

  • Ludmilla Meyer Montenegro
  • Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13619

Keywords:

Sensemaking. Estratégia enquanto prática. Processo estratégico. Instituição de ensino superior.

Abstract

Com o intuito de lançar um olhar mais humano e mais próximo do fenômeno investigado, este trabalho tem como objetivo compreender os sentidos individuais e coletivos construídos pelos atores nas práticas estratégicas imersas em processos estratégicos a partir da identificação e descrição das atividades individuais e coletivas que compõem essas práticas. O referencial teórico tem como base algumas considerações sobre conteúdo e processo estratégico, a perspectiva da estratégia enquanto prática e as concepções do sensemaking. O estudo foi realizado em dois cursos de graduação em Administração de duas IES (Instituição de Ensino Superior) do Estado do Paraná, a UFPR e a FAE Centro Universitário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo exploratória e a coleta de dados foi realizada por meio de informações localizadas nos sites das IES, documentos, entrevistas semiestruturadas e em profundidade com os praticantes identificados (15 na UFPR e 19 na FAE) e observação não-participante. Foi desenvolvida uma análise narrativa para cada caso, porém o foco deste artigo é na análise comparativa dos casos. Com relação aos resultados, foi possível observar que os cursos diferem no que diz respeito aos seus conteúdos e processos estratégicos e ao processo de sensemaking em relação às práticas estratégicas, inclusive dentro das categorias de praticantes identificadas em cada caso. Ao final, conclui-se que, o grau de envolvimento e comprometimento dos praticantes (strategizing) caracteriza o seu processo de sensemaking.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANSOFF, H. I. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.

BALOGUN, J.; HUFF, A.; JOHNSON, P. Three responses to the methodological challenges of studying strategizing. Journal of Management Studies, v. 40, n. 1, p. 197-224, 2003.

BERGER, L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 4, de 13 de julho de 2005. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em administração, bacharelado. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 jul. 2005. Seção 1, p. 26.

CHAKRAVARTHY, B.; WHITE, R. Strategy process: forming, implementing and changing strategies. In: PETTIGREW, A.; THOMAS, H.; WHITTINGTON, R. Handbook of strategy and management. London: Sage, 2002. p. 183-205.

GIOIA, D.; CHITTIPEDDI, K. Sensemaking and sensegiving in strategic change initiation. Strategic Management Journal, v. 12, n. 6, p. 433-448, 1991.

GODOY, A. Estudo de caso qualitativo. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. da (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 1-13.

GODOI, C. K.; BALSINI, C. A pesquisa qualitativa nos estudos organizacionais brasileiros: uma análise bibliométrica. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. da (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 89-114.

HENDRY, J.; SEIDL, D. The structure and significance of strategic episodes: social systems theory and the routine practices of strategic change. Journal of Management Studies, v. 40, n. 1, p. 175-196, 2003.

JARZABKOWSKI, P. Strategy as practice: an activity-based approach. London: Sage, 2005.

JARZABKOWSKI, P.; BALOGUN, J.; SEIDL, D. Strategizing: the challenges of a practice perspective. Human Relations, v. 60, n. 1, p. 5-27, 2007.

JOHNSON, G. et al. Strategy as practice: research directions and resources. New York: Cambridge University Press, 2007

MARRA, A. V.; MELO, M. C. de O. L. A prática social de gerentes universitários em uma instituição pública. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 3, p. 9-31, 2005.

PETTIGREW, A. M. The character and significance of strategy process research. Strategic Management Journal, v. 13, p. 5-16, 1992.

SILVA, M. R.; FISCHER, T. Ensino de administração: um estudo da trajetória curricular de cursos de graduação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: EnANPAD, 2008.

WEICK, K. E. The social psychology of organizing. Reading: Addison-Wesley, 1979.

WEICK, K. E. Sensemaking in organizations. Thousand Oaks: Sage Publications, 1995.

WEICK, K. E.; SUTCLIFFE, M.; OBSTFELD, D. Organizing and the process of sensemaking. Organization Science, v. 16, n. 4, p. 409-421, 2005.

WHITTINGTON, R. Completing the practice turn in strategy research. Organization Studies, v. 27, n. 5, p. 613-634, 2006.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Published

2011-07-19

How to Cite

Montenegro, L. M., & Bulgacov, Y. L. M. (2011). Construção de sentidos em práticas estratégicas: estudo comparativo em duas instituições de ensino superior paranaenses. REBRAE, 4(1), 23–36. https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13619

Issue

Section

Articles