Diagnóstico e caracterização da análise ambiental e de modelos de gestão em instituições de ensino superior

Authors

  • Fernando Antonio Colares Palácios
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i2.13556

Keywords:

Estratégia. Análise ambiental. Educação superior.

Abstract

Diante da atual realidade do ensino superior brasileiro, caracterizado pela diversificação e pela competitividade entre as organizações, a utilização de técnicas de gestão como a análise ambiental pode se transformar em um diferencial estratégico para as instituições. O objetivo do presente estudo é compreender a forma como duas instituições de ensino superior realizaram o processo de análise ambiental quando da definição de suas estratégias de ação, tomando como parâmetro o modelo de Fischmann e Almeida (1991). Ao mesmo tempo, a caracterização dos modelos de gestão adotados, de acordo com a classificação de Anselmo (2005), pode trazer uma maior conscientização de como os processos vêm sendo desenvolvidos nas organizações estudadas, podendo, dessa forma, subsidiar mudanças. Realizou-se uma pesquisa descritiva e explanatória em duas instituições privadas de ensino superior, utilizando-se a análise documental e entrevistas com dirigentes das instituições como fonte de coleta dos dados. Chegou-se à conclusão que as instituições possuem uma forma própria, porém não sistematizada de realizar a análise do ambiente. O modelo de gestão predominante é o do tipo orgânico, destacando a ausência de conexão entre análise ambiental e o modelo de gestão adotado. Nesse sentido, há oportunidades de aprimoramento da análise do ambiente e, consequentemente, do processo estratégico nas instituições analisadas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANSELMO, E. Modelo de gestão não linear: a Teoria do Caos e Complexidade aplicada à gestão de empresas de alto crescimento em ambientes dinâmicos e imprevisíveis. 2005. 155 f. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

ANSOFF, I. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.

BULGACOV, S. et al. Administração estratégica: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.

FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. de. Planejamento estratégico na prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos relacionados. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2006.

PEREIRA, M. I.; SANTOS, S. A. dos. Modelos de gestão: uma análise conceitual. São Paulo: Pioneira, 2001.

PORTO, C.; REGNIER, K. O ensino superior no mundo e no Brasil - condicionantes, tendências e cenários para o horizonte 2003-2025. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE: NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA. 21., 2003, Brasília. Anais… Brasília: MEC, 2003.

SMIRCICH, L.; STUBBART, C. Strategic management in na enacted world. Academy of Management Review, v. 10, n. 4, p. 724-738, 1985.

VOLBERDA, H. W. Crise em estratégia: fragmentação, integração ou síntese. Revista de Administração de

Empresas, v. 44, n. 4, p. 32-43, 2004. WHITTINGTON, R. O que é estratégia? São Paulo: Thompson Learning, 2002.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Published

2010-07-19

How to Cite

Palácios, F. A. C., & de Almeida, M. I. R. (2010). Diagnóstico e caracterização da análise ambiental e de modelos de gestão em instituições de ensino superior. REBRAE, 3(2), 133–143. https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i2.13556

Issue

Section

Articles