Diagnóstico e caracterização da análise ambiental e de modelos de gestão em instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i2.13556Keywords:
Estratégia. Análise ambiental. Educação superior.Abstract
Diante da atual realidade do ensino superior brasileiro, caracterizado pela diversificação e pela competitividade entre as organizações, a utilização de técnicas de gestão como a análise ambiental pode se transformar em um diferencial estratégico para as instituições. O objetivo do presente estudo é compreender a forma como duas instituições de ensino superior realizaram o processo de análise ambiental quando da definição de suas estratégias de ação, tomando como parâmetro o modelo de Fischmann e Almeida (1991). Ao mesmo tempo, a caracterização dos modelos de gestão adotados, de acordo com a classificação de Anselmo (2005), pode trazer uma maior conscientização de como os processos vêm sendo desenvolvidos nas organizações estudadas, podendo, dessa forma, subsidiar mudanças. Realizou-se uma pesquisa descritiva e explanatória em duas instituições privadas de ensino superior, utilizando-se a análise documental e entrevistas com dirigentes das instituições como fonte de coleta dos dados. Chegou-se à conclusão que as instituições possuem uma forma própria, porém não sistematizada de realizar a análise do ambiente. O modelo de gestão predominante é o do tipo orgânico, destacando a ausência de conexão entre análise ambiental e o modelo de gestão adotado. Nesse sentido, há oportunidades de aprimoramento da análise do ambiente e, consequentemente, do processo estratégico nas instituições analisadas.Downloads
References
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