Transpondo custos para times de chão de fábrica: um estudo de caso na General Motors
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i3.13469Keywords:
Gerenciamento visual. Chão de fábrica. Sistemas corporativos de produção. Desdobramento estratégico e custos.Abstract
Este artigo trata-se de estudo de caso realizado no ano de 2010 em uma grande montadora automotiva localizada na cidade de Gravataí, RS, a General Motors do Brasil. Sob a luz de seu sistema corporativo de produção, este artigo mostra como os custos são apresentados para o chão de fábrica, utilizando quadros de indicadores de desempenho de times de trabalho, mais precisamente na categoria de custos, focalizando a área técnica – manutenção de ferramentas. O artigo inicia contextualizando a empresa e o tema estudado, passando para a metodologia empregada e, posteriormente, chegando ao referencial teórico com a revisão de conceitos como perdas, custos e construção de indicadores. Na parte empírica do trabalho é apresentada a prática do desdobramento estratégico do plano de negócios no ambiente fabril, identificando quais os indicadores de custos e como são utilizados para a elaboração de quadros de indicadores de desempenho de times de trabalho, analisando as experiências práticas nesse sentido. Concluiu-se que estruturas robustas de sistemas corporativos de produção e a utilização de indicadores financeiros foram solucionadores para a gestão de custos de equipes de trabalho em uma grande montadora de automóveis.
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