Estratégia e inovação: análise das atividades de P&D no setor elétrico brasileiro

Authors

  • Carlos Olavo Quandt
  • Roberto Gregório da Silva Junior
  • Mario Procopiuck

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i2.13376

Keywords:

Estratégia. Inovação. P&D. Setor elétrico

Abstract

As empresas do setor elétrico brasileiro (SEB), que atuam nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, são obrigadas por lei a realizar investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este trabalho analisa a inserção dos projetos oriundos desses investimentos obrigatórios na estratégia empresarial, bem como as suas implicações para a inovação no setor e seus resultados. A coleta de dados primários foi realizada por meio de questionário respondido pelos gestores de P&D de aproximadamente 20% das empresas do setor. Os resultados indicam que os investimentos são orientados mais ao atendimento da obrigatoriedade legal do que à produção de impactos positivos para a sociedade ou de resultados estratégicos para as organizações. Os projetos atendem a demandas internas das empresas e suas necessidades operacionais, dando pouca importância a fatores como melhoria do desempenho e geração de novos produtos, serviços ou negócios. Os resultados desta pesquisa permitem concluir que a inovação não está inserida na estratégia competitiva das empresas do setor.

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Published

2008-07-18

How to Cite

Quandt, C. O., Junior, R. G. da S., & Procopiuck, M. (2008). Estratégia e inovação: análise das atividades de P&D no setor elétrico brasileiro. REBRAE, 1(2), 243–255. https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i2.13376

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