O IMPACTO DO RELACIONAMENTO NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES ENTRE AGÊNCIAS E CLIENTES: proposição e teste de um modelo

Authors

  • Vinícius Sittoni Brasil
  • Marcelo Gattermann Perin
  • Cláudio Hoffmann Sampaio
  • Max Lacher
  • Ilton Teitelbaum

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i1.13334

Keywords:

Marketing de relacionamento, Performance organizacional, Agência de propaganda.

Abstract

Poucas atividades são tão adequadas para o uso do marketing de relacionamento quanto o contexto estabelecido entre agências de propaganda e seus clientes; contudo, praticamente inexistem estudos que focalizem esta questão. As características da relação estabelecida entre agências e clientes atendem a todas as premissas consideradas fundamentais para a aplicação do marketing de relacionamento, incluindo aspectos estratégicos, operacionais e de performance. Neste estudo, buscou-se explorar com maior profundidade estes aspectos. Por meio de um levantamento do tipo cross sectional e do uso da modelagem de equações estruturais, um modelo teórico é proposto e testado a partir de uma amostra de 178 grandes e médias empresas. Os resultados apontam para um impacto positivo e significativo da orientação para relacionamento por parte das agências nas avaliações feitas pelos clientes. Além disto, como se poderá notar, o desempenho de relacionamento influencia diretamente nas percepções dos clientes quanto aos resultados de mercado originados, em parte, das ações de comunicação propostas pelas agências.

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Published

2008-07-18

How to Cite

Brasil, V. S., Perin, M. G., Sampaio, C. H., Lacher, M., & Teitelbaum, I. (2008). O IMPACTO DO RELACIONAMENTO NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES ENTRE AGÊNCIAS E CLIENTES: proposição e teste de um modelo. REBRAE, 1(1), 119–132. https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i1.13334

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