Ciências da Religião e o Ensino Religioso na Amazônia

Autores

  • Cezar Luís Seibt Doutor em Filosofia, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGED), Belém, PA – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds01

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Amazônia, Educação, Ciências da Religião, Abstract

Resumo

O presente estudo, de orientação bibliográfica, pesquisa teses, dissertações, artigos, legislações e documentos oficiais com a intenção de apresentar alguns aspectos que traduzem a organização pedagógica do Ensino Religioso na Amazônia brasileira, a partir da nova concepção dada à disciplina com a alteração do art. 33, da LDBEN/1996, por meio da Lei n. 9.475/1997. Para isso, recorre-se à visita em websites das secretarias estaduais e municipais de Educação, dos CEEs e CMEs, assim como das instituições e grupos de pesquisas envolvidos com a disciplina para localizar parte dessas produções e documentos. Diante dos dados e das informações encontrados podemos perceber que o Ensino Religioso possui certo status como área de conhecimento, organizado a partir dos sistemas de ensino e de sua área própria, as Ciências da Religião,assumida como referencial para a formação de professores e modelo para a prática pedagógica, presente nas propostas curriculares localizadas e nos editais dos concursos públicos na Região Norte.

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Publicado

2014-09-13

Como Citar

Seibt, C. L. (2014). Ciências da Religião e o Ensino Religioso na Amazônia. Revista Pistis & Praxis, 6(2), 373–397. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds01

Edição

Seção

Dossiê