A cosmovisão como fundamento no ensino religioso: apontamentos da pedagogia Waldorf

Autores

  • Gandhy Piorski Aires
  • Eunice Simões Lins Gomes

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v5i2.12950

Palavras-chave:

Imaginação, Antropologia filosófica, Ensino religioso, Pedagogia Waldorf.

Resumo

Pretende-se abordar o ensino religioso como promotor de uma visão antropológica da religião. Para isso, escolheu-se um percurso de diálogo com a filosofia das formas simbólicas de Ernest Cassirer. Para denotar apontamentos práticos de um possível caminho de investigação, foram escolhidas a pedagogia Waldorf e sua ciência das imagens. Buscaram-se pontos de encontro com a filosofia de Cassirer, como forma de ampliação e aprofundamento de uma visão interior nas crianças e jovens, capaz de despertar a cosmovisão intrínseca a toda experiência religiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gandhy Piorski Aires

Mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB - Brasil.

Eunice Simões Lins Gomes

Professora de graduação e pós-graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Antropologia do Imaginário (GEPAI), João Pessoa, PB - Brasil.

Referências

BACHELARD, G. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Coleção Tópicos).

BACHELARD, G. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2006. (Coleção Tópicos).

BARTONICZEK, A. A imagem é a realidade: conteúdo imagético no ensino médio a partir do exemplo do ensino da história. Periódico da Federação das Escolas Waldorf no Brasil, n. 38, p. 17-32, abr. 2008.

CASSIRER, E. A filosofia das formas simbólicas: o pensamento mítico. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção Tópicos).

DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FELÍCIO, V. L. G. A imaginação simbólica nos quatro elementos bachelardianos. São Paulo: Edusp, 1994. (Ensaios de Cultura, 5).

KANT, I. Critique of the power of judgment. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

KNELLER, J. Kant e o poder da imaginação. São Paulo: Madras, 2010.

SCHUBERT, E. Emprestar asas à alma: o ensino de matemática nas Escolas Rudolf Stainer e Escolas Waldorf. Periódico da Federação das Escolas Waldorf no Brasil, n. 22, p. 19-26, ago. 2005.

STEINMANN, L. De quê consiste o mundo? – Tarefas da educação em imagens. Periódico da Federação das

Downloads

Publicado

2013-10-24

Como Citar

Aires, G. P., & Gomes, E. S. L. (2013). A cosmovisão como fundamento no ensino religioso: apontamentos da pedagogia Waldorf. Revista Pistis & Praxis, 5(2), 549–562. https://doi.org/10.7213/pp.v5i2.12950