Um enfoque bíblico-teológico do lugar da educação na formação da pessoa

Autores

  • Rachel de Morais Borges Perobelli

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.21985

Palavras-chave:

Educación. Formación de la persona. Teologia. Educación cristiana

Resumo

Este artigo abordará alguns aspectos e contribuições da reflexão cristã sobre a formação da pessoa. Essa reflexão levantará alguns princípios bíblico-teológicos, observando alguns textos sagrados e sua aplicação ao tema e também as contribuições de Martin Lutero, abordadas em alguns de seus escritos. Com esse exercício, pretende-se formular conceitos que estimulem a reflexão sobre o assunto e contribuam com a prática educacional da igreja. Como resultado da experiência profissional pessoal, o diálogo entre educação e teologia tem sido uma opção metodológica no sentido de formular conceitos para a construção de uma teoria da educação cristã. Este texto é, portanto, parte dessa ação reflexiva e não tem nenhuma pretensão de ser conclusivo, mas de oferecer elementos para esse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BÍBLIA. Nova Versão Internacional. São Paulo: Vida e Sociedade Bíblica do

Brasil, 2000.

DUCHROW, U. Os dois reinos. São Leopoldo: Sinodal, 1987.

COENEN, L.; BROWN, C. (Ed). Novo Dicionário Internacional de Teologia

do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1989. v. 1.

EBELING, G. O pensamento de Lutero. São Leopoldo: Sinodal, 1988.

LINDBERG, C. As reformas na Europa. São Leopoldo: Sinodal, 2001.

LUTERO, M. Debate acerca da justificação. In: KAYSER, I. (Ed.). Obras

selecionadas. São Leopoldo; Porto Alegre: Sinodal; Concórdia, 1992. p. 201-243.

MIZUKAMI, M. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

TILLICH, P. História do pensamento cristão. São Paulo: ASTE, 2000.

Publicado

2010-09-29

Como Citar

de Morais Borges Perobelli, R. (2010). Um enfoque bíblico-teológico do lugar da educação na formação da pessoa. Revista Pistis & Praxis, 2(2), 527–542. https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.21985

Edição

Seção

Artigos