Lutero e a experiência do Abscôndito da Cruz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.001.DS05

Resumo

No final de abril de 1518, Lutero é convocado à cidade de Heidelberg. Lutero vai direto ao ponto e fala sobre a natureza de Deus e a natureza da criatura humana presa no pecado. Tais afirmações constituíram uma mudança no debate teológico ocidental, bem como a maneira de Deus lidar com o mal e o que significa ser “humano”. A Disputa de Heidelberg é considerada especial tanto histórica quanto teologicamente. Lutero buscou apresentar uma nova estrutura conceitual para pensar sobre Deus e a criatura humana. Ele forneceu uma nova base ou conjunto de pressupostos para proclamar a mensagem do Evangelho. Este artigo aborda o aspecto profundo da teologia da cruz (Theologia Crucis) de Lutero, trazendo à tona sua necessidade de buscar um equilíbrio entre o racional e o existencial na vida cristã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Batista de Campos, Faculdades EST

Doutor em Teologia, área de concentração Tradições e Escrituras Sagradas, pela Escola Superior de Teologia (EST) em São Leopoldo-RS. Possui graduação em Teologia pela PUC-SP (2007); Geografia pela Faculdade Paulista São José (2014); História pela Faculdade Paulista São José (2012); Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (2016). Especialização em Interdisciplinaridade, Estudo de Geografia e História .Atualmente é professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, padre - Diocese de Itapeva, professor do Instituto de Teologia São João Paulo II de Sorocaba. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica, Hermenêutica Bíblica, Relação entre os Testamentos, Paulo, Intertextualidade e Dialogicidade, Martinho Lutero, Edith Stein, Diálogo Ecumênico (Comissões Mistas), entre outros.

Odilon Duffeck, Faculdades EST

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Doutorando em Teologia com apoio CAPES na linha de pesquisa de Teologia e Práxis Religiosas (Faculdades EST). Possui mestrado acadêmico em Teologia com apoio CNPq, com com ênfase na área de Teologia Fundamental Sistemática (2018-2020) pelas Faculdades Est em São Leopoldo - RS. Graduado em Licenciatura em Música pelas Faculdades EST em São Leopoldo-RS (2012-2017) . Realizou intercâmbio para a Alemanha (2015-2016) para aperfeiçoar seus conhecimentos musicais e música sacra na renomada Hochschule für evangelische Kirchenmusik em Bayreuth.

Jéssica Lais Kriese Duffeck, Faculdades EST

Mestre em Teologia.

Downloads

Publicado

2024-05-09

Como Citar

de Campos, F. B., Duffeck, O., & Duffeck, J. L. K. (2024). Lutero e a experiência do Abscôndito da Cruz. Revista Pistis & Praxis, 16(1), 68–82. https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.001.DS05