Diversidade Religiosa na Educação Espanhola: O Ensino Religioso em questão
Palavras-chave:
Diversidade Religiosa, Educação na Espanha, Ensino Religioso, Reconhecimento.Resumo
Nas sociedades contemporâneas, a presença da diversidade religiosa é uma questão indiscutível, motivo, muitas vezes, de intolerância, discriminação e segregação. A Espanha, país culturalmente marcado pelo catolicismo, possui um desafio histórico quanto ao reconhecimento e respeito das diferenças religiosas no sistema educacional, tarefa que, com os processos de globalização e imigração acentuados nas últimas décadas, se ampliou e complexificou. Desta forma, este artigo visa identificar as concepções de ensino religioso predominantes na educação primária e secundária da Espanha, bem como a sua forma de organização, analisando temáticas e conteúdos curriculares e suas (des)conexões com uma laicidade de reconhecimento e os valores intrínsecos ao direito à diferença e à liberdade religiosa em espaços públicos escolares. A metodologia adotada é predominantemente bibliográfica e documental, em que os pressupostos teóricos tomam por base as contribuições de Viñao Frago (2014) e Taylor (1998). E, serão utilizadas informações obtidas em entrevistas realizadas com pessoas que atuam ou vivenciam o ensino religioso na atualidade. Consideramos que o modelo de oferta deste componente curricular no sistema educacional espanhol dificulta o reconhecimento e respeito da diversidade religiosa, especialmente de estudantes pertencentes às religiões não cristãs, ou que se declaram sem religião. Limita, desta maneira, o desenvolvimento de uma educação democrática e inclusiva, que toma a diversidade religiosa enquanto elemento de aprendizagem e formação ética e cidadã, ao possibilitar o (re)conhecimento das diferentes religiões, a partir de pressupostos éticos, filosóficos e científicos.
Downloads
Referências
ESPANHA. Ley 26/1992, de 10 de noviembre. Aprueba el Acuerdo de Cooperación del Estado con la Comisión Islámica de España. Madrid. Disponível em: <https://www.boe.es/eli/es/l/1992/11/10/26> Acesso em 23 de maio de 2020.
ESPANHA. Ley 25/1992, de 10 de noviembre. Aprueba el Acuerdo de Cooperación del Estado con la Federación de Comunidades Israelitas de España. Madrid. Disponível em: <https://www.boe.es/eli/es/l/1992/11/10/25> Acesso em 23 de maio de 2020.
ESPANHA. Ley 24/1992, de 10 de noviembre. Aprueba el Acuerdo de Cooperación del Estado con la Federación de Entidades Religiosas Evangélicas de España. Madrid. Disponível em: <https://www.boe.es/eli/es/l/1992/11/10/24> Acesso em 23 de maio de 2020.
ESPANHA. Resolución de 3 de junio de 2015. Disponível em: https://www.boe.es/buscar/pdf/2015/BOE-A-2015-6707-consolidado.pdf. Acesso em 24 de maio de 2020.
ESPANHA. Resolución de 14 de marzo de 2016. Disponível em: https://www.boe.es/buscar/pdf/2016/BOE-A-2016-2715-consolidado.pdf. Acesso em 21 de maio de 2020.
ESPANHA. Resolución de 11 de febrero de 2015. Disponível em: https://www.boe.es/buscar/pdf/2015/BOE-A-2015-1849-consolidado.pdf. Acesso em 21 de maio de 2020. GARCÍA PÉREZ, S. Educación religiosa en los centros públicos. Madrid: Mimeo, 2016. GALEOTE, G. La religión en el sistema educativo de la España actual. Pandora: revue d'etudes hispaniques, n. 4, p. 257-270, 2004. MAZARIO, J. M. C. Laicidad del Estado y asistencia religiosa en centros docentes. Madrid: Dykinson, 2002.
POZZER, A.; HERNÁNDEZ-DÍAZ, J. M. Ensino religioso no currículo escolar de Espanha e Brasil: desafios e caminhos interculturais. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 154-173, 2019. PUELLES BENÍTEZ, M. Resenha de Religión en las aulas. Una materia controvertida. Revista Historia y Memoria de la Educación. Sociedad Española de Historia de la Educación 4, p. 403-409, 2016.
TAYLOR, C. (Org.) Multiculturalismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
VIÑAO FRAGO, A. Religión en las aulas: Una materia controvertida. Ediciones Morata, S.L. Madrid, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.