Diversidade Religiosa na Educação Espanhola: O Ensino Religioso em questão

Autores

  • Adecir Pozzer Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-1782-5167
  • Racquel Valério Martins Instituto de Iberoamerica da Universidad de Salamanca. Salamanca, Espanha

Palavras-chave:

Diversidade Religiosa, Educação na Espanha, Ensino Religioso, Reconhecimento.

Resumo

Nas sociedades contemporâneas, a presença da diversidade religiosa é uma questão indiscutível, motivo, muitas vezes, de intolerância, discriminação e segregação. A Espanha, país culturalmente marcado pelo catolicismo, possui um desafio histórico quanto ao reconhecimento e respeito das diferenças religiosas no sistema educacional, tarefa que, com os processos de globalização e imigração acentuados nas últimas décadas, se ampliou e complexificou. Desta forma, este artigo visa identificar as concepções de ensino religioso predominantes na educação primária e secundária da Espanha, bem como a sua forma de organização, analisando temáticas e conteúdos curriculares e suas (des)conexões com uma laicidade de reconhecimento e os valores intrínsecos ao direito à diferença e à liberdade religiosa em espaços públicos escolares. A metodologia adotada é predominantemente bibliográfica e documental, em que os pressupostos teóricos tomam por base as contribuições de Viñao Frago (2014) e Taylor (1998). E, serão utilizadas informações obtidas em entrevistas realizadas com pessoas que atuam ou vivenciam o ensino religioso na atualidade. Consideramos que o modelo de oferta deste componente curricular no sistema educacional espanhol dificulta o reconhecimento e respeito da diversidade religiosa, especialmente de estudantes pertencentes às religiões não cristãs, ou que se declaram sem religião. Limita, desta maneira, o desenvolvimento de uma educação democrática e inclusiva, que toma a diversidade religiosa enquanto elemento de aprendizagem e formação ética e cidadã, ao possibilitar o (re)conhecimento das diferentes religiões, a partir de pressupostos éticos, filosóficos e científicos.

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Biografia do Autor

Adecir Pozzer, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (USAL), entre agosto 2018 e junho 2019 (CAPES). Membro pesquisador dos Grupos de Pesquisa “Hermenêuticas da Cultural, Mundo e Educação”  PPGE/UFSC), “Ethos, Alteridade e Desenvolvimento” (GPEAD/ FURB) e “SUR Paidéia” (Univ. de la Republica del Uruguay)

Racquel Valério Martins, Instituto de Iberoamerica da Universidad de Salamanca. Salamanca, Espanha

Pós-Doutora em Educação e Direitos Humanos pela Universidade Portucalense (CAPES); Doutora em Educação e Mestre em Antropologia de Ibero-América pela Universidade de Salamanca. Atua no Instituto de Iberoamerica da Universidad de Salamanca. Salamanca, Espanha.

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Publicado

2021-06-11

Como Citar

Pozzer, A., & Martins, R. V. (2021). Diversidade Religiosa na Educação Espanhola: O Ensino Religioso em questão. Revista Pistis Praxis, 13(1). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/pistispraxis/article/view/27875