A contribuição erasmiana para a reforma da Igreja: pedagogia e catequese entre rhetorica e doctrina
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.002.DS06Palavras-chave:
Humanismo erasmiano, reformas religiosas do século XVI, Rhetorica, Doctrina, Minima dogmataResumo
O objetivo deste artigo é discutir a contribuição do humanismo erasmiano para os projetos de reforma da religião cristã surgidos ao longo do século XVI. Ele parte de uma identificação dos vínculos entre pedagogia e catequese, centrais no humanismo erasmiano; a seguir, procura situar a catequese erasmiana em suas relações com a retórica (entendida enquanto instrumento não só de transmissão de conhecimentos, mas também como meio para mover a vontade dos ouvintes) e a doctrina, ou seja, a identificação de um núcleo conceitual na fé cristã que não poderia ser negligenciado. O quadro final que o artigo nos oferece é o de um Erasmo preocupado com a catequese e a transmissão de conteúdos doutrinários, mas também o de um humanista zeloso pela integridade dos vínculos entre fé e vida e defensor de uma prática doutrinária que permitisse o consenso mais amplo possível entre os cristãos.
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