A contribuição erasmiana para a reforma da Igreja: pedagogia e catequese entre rhetorica e doctrina

Autores

  • Rui Luis Rodrigues Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.002.DS06

Palavras-chave:

Humanismo erasmiano, reformas religiosas do século XVI, Rhetorica, Doctrina, Minima dogmata

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a contribuição do humanismo erasmiano para os projetos de reforma da religião cristã surgidos ao longo do século XVI. Ele parte de uma identificação dos vínculos entre pedagogia e catequese, centrais no humanismo erasmiano; a seguir, procura situar a catequese erasmiana em suas relações com a retórica (entendida enquanto instrumento não só de transmissão de conhecimentos, mas também como meio para mover a vontade dos ouvintes) e a doctrina, ou seja, a identificação de um núcleo conceitual na fé cristã que não poderia ser negligenciado. O quadro final que o artigo nos oferece é o de um Erasmo preocupado com a catequese e a transmissão de conteúdos doutrinários, mas também o de um humanista zeloso pela integridade dos vínculos entre fé e vida e defensor de uma prática doutrinária que permitisse o consenso mais amplo possível entre os cristãos.

 

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Rodrigues, R. L. (2017). A contribuição erasmiana para a reforma da Igreja: pedagogia e catequese entre rhetorica e doctrina. Revista Pistis & Praxis, 9(2), 493–522. https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.002.DS06

Edição

Seção

Dossiê