Do silêncio do texto às imagens da ressurreição: cultura visual e interpretação bíblica
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v3i1.14342Palavras-chave:
Tradução, Imagem, Ressurreição, Geração de sentido.Resumo
Este artigo é uma introdução ao estudo de imagens e da cultura visual nos estudos de religião, mais especificamente na exegese bíblica. Apresentamos breves considerações sobre as diversas formas de leitura e de tradução e de geração de sentido nos textos. Em seguida, vamos descrever e comparar diferentes imagens da ressurreição de Jesus e tecer considerações sobre a maneira como as imagens nos permitem ampliar nossa compreensão do tema. Neste artigo, tentamos demonstrar que o estudo da tradução imagética do texto bíblico não se limita a um elemento acessório na interpretação, mas que o artista (o criador das imagens), em razão de sua sensibilidade à imagem e aos seus elementos estéticos, é um intérprete privilegiado dos textos, oferecendo-nos acesso aos seus sentidos que só a imagem pode permitir.
Downloads
Referências
BELTING, H. Bild und Kult: eine geschichte des bildes vor dem zeitalter der kunst. München: Verlag C. H. Beck, 2004. (6. Aufl.).
FRANCESCA, P. della Ressurreição. 1416-1492. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2010.
GRÜNEWALD, M. Ressurreição – Altar de Isenheim. 1480-1528.
Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2010.
LEWIS, S. Reading images: narrative discourse and reception in the thirteenthcentury illuminated apocalypse. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
LOTMAN, I. La semiosfera I: semiotica de la cultura y del texto. Valencia: Cátedra, 1996.
LOTMAN, I. Universe of mind: a semiotic theory of culture. Bloomington: Indiana University Press, 2000.
PAUL, A. La Biblia y Occidente: de la biblioteca de Alejandria a la cultura europea. Estella: Verbo Divino, 2008. p. 191-198.
MORGAN, D. The sacred gaze: religious visual culture in theory and practice. Berkeley: University of California Press, 2005.
O’KANE, M. Painting the text: the artist as biblical interpreter. Sheffield:
Sheffield Phoenix Press, 2007.
REPRESENTAÇÃO oriental da Anastasis (ressurreição). 1675-1700. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2010.
SCHMITT, J-C. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Bauru: EDUSC, 2007.
THEOTOKOPOULOS, D. A ressurreição – El Greco. 1541-1614. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.