A Escola Confessional Católica Romana
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.003.DS01Palavras-chave:
Educação. Educação Confessional. Escola Católica.Resumo
Com objetivo de assinalar a identidade e os princípios da Escola Confessional Católica Romana foi organizada uma pesquisa qualitativa documental elaborada a partir do magistério da Igreja Católica Romana, pois esta compreensão da confessionalidade é refletida na discussão sobre a educação na sociedade que se quer propor ou impor. A Escola Católica se entende como aquela que é dirigida pela autoridade eclesiástica competente ou por pessoa jurídica eclesiástica pública, ou que a autoridade eclesiástica reconhece como tal, pois a instrução e a educação nela devem fundamentar-se nos princípios da doutrina católica; os mestres devem distinguir-se pela retidão de doutrina e probidade de vida. Efetivamente a escola católica é convocada, por seu ambiente, a desenvolver atividades de instrução e aprendizagem que favoreçam valores propostos pelo Evangelho mesmo na pluralidade dos contextos culturais e na variedade das possibilidades educativas; quer colaborar na formação do respeito pela dignidade de cada pessoa e pela sua unicidade, visando o equilíbrio nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais, profissionais, éticos, espirituais e buscando o encorajamento para que cada estudante possa desenvolver os próprios talentos, num clima de cooperação e de solidariedade; visa promover a pesquisa científica como empenho rigoroso em relação à verdade, com a consciência dos limites do conhecimento humano, mas também com uma grande abertura da mente e do coração; quer educar para o respeito pelas ideias, a abertura ao confronto, a capacidade de discutir e colaborar num espírito de liberdade e de atenção pela pessoa.
Downloads
Referências
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1962-1965, Cidade do Vaticano. Constituição Pastoral Gaudium et Spes: sobre a Igreja no mundo atual. In: COSTA, L. (Coord. Geral). Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. 4. ed. São Paulo:
Paulus, 2007. p. 539-661.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1962-1965, Cidade do Vaticano. Declaração Gravissimum Educationis: sobre a educação cristã. In: COSTA, L. (Coord. Geral). Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2007. p. 321-338.
CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO
CARIBE, 2., 1968. Conclusões de Medellín. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1975.
CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO
CARIBE, 3., 1979. Puebla: a evangelização no presente e no futuro da América Latina. Petrópolis: Vozes, 1979.
CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO
CARIBE, 4., 1992. Santo Domingo: Nova Evangelização, promoção humana, cultura cristã. Petrópolis: Vozes, 1992.
CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO
CARIBE, 5., 2007. Documento de Aparecida. 5. ed. São Paulo: Paulinas / Paulus; Brasília: CNBB, 2008.
CONGREGAÇÃO PARA EDUCAÇÃO CATÓLICA. A Escola Católica no limiar do terceiro milênio [ECTM]. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_27041998_school2000_
po.html>. Acesso em: 6 ago. 2013.
CONGREGAÇÃO PARA EDUCAÇÃO CATÓLICA. Educare al dialogo interculturale nella scuola cattolica [EDI]. Vivere insieme per una civiltà dell’amore. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20131028_dialogo-interculturale_it.html>. Acesso em: 12 dez. 2014.
CONGREGAÇÃO PARA EDUCAÇÃO CATÓLICA. Escola Católica [EC]. Disponível em:<http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_19770319_catholic-school_po.html>. Acesso em: 29 jul. 2010.
JOÃO PAULO II (promulgação). Código de Direito Canônico. Promulgado por João Paulo II, Papa. São Paulo: Loyola, 2001.
LEAL, V. Pastoral e Evangelização Juvenil: o lugar da palavra de Deus. Dissertação (Mestrado em Teologia) — Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014.
XAVIER, D. A educação como missão da Igreja no Magistério eclesial. In: FIGUEIRA, E.; JUNQUEIRA, S. Teologia e Educação: educar para a caridade e a solidariedade. São Paulo: Paulinas, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.