A EDUCAÇÃO NO PROJETO MISSIONÁRIO DO PROTESTANTISMO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v1i1.10730Palavras-chave:
Educação, Protestantismo brasileiro, História do protestantismo no Brasil, Missão protestante.Resumo
O artigo apresenta um panorama histórico das iniciativas educacionais ligadas às igrejas protestantes tradicionais. A partir da cosmovisão dos primeiros missionários protestantes norte-americanos, analisa o projeto educacional-evangelístico que norteava as primeiras escolas e colégios norte-americanos no Brasil. Por fim, pergunta sobre os motivos que levaram à estagnação desse projeto no Brasil identificando a origem dessas causas na progressiva influência do fundamentalismo evangélico norteamericano com sua visão estreita de evangelização como combate ao catolicismo, conversão de almas e um acentuado pré-milenismo, inibidor de qualquer iniciativa de projetos permanentes para a história.
Downloads
Referências
AZEVEDO, F. de. A cultura brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1958.
BARBANTI, M. L. H. Colégios americanos de confissão protestante na província de São Paulo: sua aceitação pelas elites progressistas da época. São Paulo: Didática, 1981.
BETTENSON, H. Documentos da igreja cristã. São Paulo: ASTE, 1967.
CORDEIRO, A. L. Religião e projetos educacionais para a nação: a disputa entre metodistas e católicos na primeira república brasileira. Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 110-124, dez. 2005.
CRABTREE, A. R. História dos batistas do Brasil. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1962.
ELIAS, B. V. Inovação americana na educação do Brasil. Nossa História, São Paulo, n. 23, p. 81-83, set. 2005.
HACK, O. H. Protestantismo e educação brasileira. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2000.
LÉONARD, É. G. O protestantismo brasileiro: estudo de eclesiologia e história social. São Paulo: Aste, 1963.
MATOS, A. S. O colégio protestante de São Paulo: um estudo de caso sobre o lugar da educação na estratégia missionária da igreja. Fides Reformata, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 1-25, jul./dez., 1999. Disponível em: <http://www.mackenzie.br/ fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_IV__1999__2/Alderi.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2007.
MESQUIDA, P. Hegemonia norte-americana e educação protestante no Brasil. Juiz de Fora: EDUFJF; São Bernardo do Campo: EDITEO, 1994.
PIMENTA, D. S. G. Carta pastoral: o perigo dos collegios acatholicos. Mariana: Typ. Archiepiscopal, 1921.
RAMALHO, J. P. Colégios protestantes no Brasil: uma interpretação sociológica da prática educativa dos colégios protestantes no Brasil no período de 1870 a 1940. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
TAPIA, J. E. Escola americana de Lages 1931-1942. 2007. Disponível em: < w w w . a n p u h . u e p g . b r / X x i i i s i m p o s i o / a n a i s / t e x t o s /
JOSÉ%20ELIACHIM%20BARROS%20TAPIA.pdf >. Acesso em: 13 nov. 2007.
TOCQUEVILLE, A. A democracia na América. 2. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.