A ESPERANÇA CRISTÃ NA “TEOLOGIA DA ESPERANÇA”: 45 anos da Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann: sua história, seu caminho, sua esperança
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v1i2.10706Palavras-chave:
Esperança cristã, Teologia da Esperança, Jürgen Moltmann, 45 anos.Resumo
A esperança cristã na “Teologia da Esperança”. O artigo traz uma reflexão teológica dos 45 anos da Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann. Apontaremos principalmente para a esperança cristã que se situa dentro deste contexto. Para isso, descreveremos sua história, seu caminho e sua esperança. Jürgen Moltmann é um dos maiores teólogos cristãos da atualidade. Em suas obras, traz um novo enfoque à escatologia, destacando a realização da esperança escatológica através da justiça, da humanização do ser humano, da socialização da humanidade e da paz para toda a criação. Para ele, falar de esperança é falar de uma força positiva que nos faz caminhar rumo a um novo horizonte. É algo supremo, intocável, infinito. Este trabalho de pesquisa está divido em três partes: a primeira parte trará uma reflexão sobre a obra e seu contexto – sua história; a segunda parte apresenta o seguinte enfoque: meditando a esperança na Teologia da Esperança – seu caminho; na terceira e última parte discorreremos sobre a Teologia da Esperança e os seus 45 anos – sua esperança.
Downloads
Referências
BOFF, L. Índole escatológica da igreja peregrinante. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, ano 7, n. 13, p. 9-31, 2003.
CALVINO, J. Comentário sobre Hebreus 11,1. In: MOLTMANN, J. Teologia da esperança: estudos sobre os fundamentos e as conseqüências de uma escatologia cristã. São Paulo: Loyola, 2005. p. 33.
______. Institutio, III2, 42. In: MOLTMANN, J. Teologia da esperança: estudos sobre os fundamentos e as conseqüências de uma escatologia cristã. São Paulo: Loyola, 2005. p. 35.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO - CELAM. Documento de Aparecida. São Paulo: Paulus, 2007.
GEYER, H-G. Acotaciones a la Telogía de la esperanza de Jürgen Moltmann. In: MARSCH, W-D.; MOLTMANN, J. Discusión sobre teología de la esperanza. Salamanca: Sígueme, 1972. p. 71-81.
GIBELLINI, R. La teologia di Jürgen Moltmann. Brescia: Queriniana, 1975. ______. A teologia do século XX. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1998.
JONG, J. M. Teologia de la esperanza. In: MARSCH, W-D.; MOLTMANN, J. Discusión sobre teologia de la esperanza. Salamanca: Sígueme, 1972. p. 41-81.
KUZMA, C. Da esperança à teologia da esperança: uma reflexão sobre o caminhar da esperança cristã em Jürgen Moltmann. Caminhando, São Bernardo do Campo, v. 13, n. 22, p. 11-20, 2008.
MARTINI, N. L’indole escatologica della chiesa peregrinante e sua unione con la chiesa celeste nella costituzione conciliare “Lumen gentium”. Brescia: Morcelliana, 1972.
MARSCH, W. D.; MOLTMANN, J. Discusión sobre teología de la esperanza. Salamanca: Sígueme, 1972.
MOLTMANN, J. Temas para una teología de la esperanza. Buenos Aires:
La aurora [19—?].
______. Theologie der Hoffnung: Untersuchungen zur Begründung und zu den Konsequenzen einer christlichen Eschatologie. München: Chr. Kaiser Verlag, 1968 [1964].
______. El Dios crucificado: la cruz de Cristo como base y critica de toda teologia cristiana. Salamanca: Sígueme, 1977.
______. La Iglesia fuerza del Espiritu: hacia uma eclesiología mesiánica. Salamanca: Sigueme, 1978.
______. La giustizia crea futuro: una politica ispirata alla pace e un’etica fondata sulla creazione in un mondo minacciato. Brescia: Queriniana, 1990.
______. My theological career. In: ______. History and the triune god: contributions to trinitarian theology. Londres: SCM Press, 1991.
______. Biografia e teologia: itinerari di teologi. Brescia: Queriniana, 1998.
______. Dio nel progetto del mondo moderno: contributi per uma rilevanza pubblica della teologia. Brescia: Queriniana, 1999.
______. Experiências de reflexão teológica: caminhos e formas da teologia cristã. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2004.
______. Teologia da esperança: estudos sobre os fundamentos e as conseqüências de uma escatologia cristã. São Paulo: Loyola, 2005.
______. Vida, esperança e justiça: um testamento teológico para a América Latina. São Bernardo do Campo, SP: Editeo, 2008.
MONDIN, B. As teologias do nosso tempo. São Paulo: Paulinas, 1979.
______. Os grandes teólogos do século vinte. São Paulo: Teológica; Paulus, 2003.
TAMAYO, J. J. Escatologia cristã. In: SAMANES, C. F.; TAMAYOACOSTA, J-J. (Dir.). Dicionário de conceitos fundamentais do cristianismo. São Paulo: Paulus, 1999. p. 223-234.
VATICANO II. Mensagens, discursos e documentos. São Paulo: Paulinas, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.