Revisão integrativa dos fatores associados à retratação após revelação do abuso sexual de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.39.105.AO15

Palavras-chave:

Abuso sexual, Revelação, Retratação, Fatores associados, Revisão integrativa

Resumo

A retratação em casos de abuso sexual de crianças (ASC) corresponde à situação na qual a criança/adolescente nega uma revelação prévia. Este artigo tem como objetivo identificar fatores de risco e de proteção associados à retratação, através de revisão integrativa de estudos empíricos sobre esta temática, publicados nas bases de dados LILACS, PePSIC, PubMEd, PsycInfo, SciELO e Scopus/Elsevier. Utilizaram-se os descritores “retratação”, “abuso sexual”, “revelação”, “criança” e “adolescente” em português, inglês e espanhol. De um total de 294 artigos encontrados, foram incluídos 12 estudos na revisão. Da análise de conteúdo resultaram cinco dimensões relativas aos fatores de risco e de proteção da retratação: características das vítimas, características do ASC, características da revelação, características do contexto familiar e características do sistema de justiça. Os resultados destacam a conjugação de condições de vários niveis sistémicos, reforçando uma abordagem ecológica na avaliação do risco de retratação. São apresentadas contribuições, limitações dos estudos, e implicações para investigações futuras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Augusto Dias Baía, Universidade de Coimbra

Doutor em Psicologia (Especialidade Psicologia Forense) / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra. 

Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC - UFPA)

Especialista em Psicologia Jurídica (CFP)

Psicólogo Judiciário (Tribunal de Justiça do Estado do Pará)

Isabel Maria Marques Alberto, Universidade de Coimbra

PhD, Professora Auxiliar, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal.

Débora Dalbosco Dell'Aglio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro Universitário La Salle: Canoas, RS, BR

PhD, Professora Centro Universitário La Salle, Canoas, Brasil; Professora colaboradora, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Referências

Alaggia, R. (2010). An ecological analysis of child sexual abuse disclosure: Considerations for child and adolescent mental health. Journal of the Canadian Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 19(1), 32–39. Recuperado de http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2809444

Alaggia, R., Colling-Vézina, D., & Lateef, R. (2017). Facilitators and barriers to child sexual abuse (CSA) disclosures: a research update (2000–2016). The Trauma, Violence, & Abuse, 20(10), 1-24. doi: 10.1177/1524838017697312.

Azzopardi, C., Eirich, R., Rash, C. L., McDonald, S., Madigan, S. (2019). A meta-analysis of the prevalence of child sexual abuse disclosure in forensic settings. Child Abuse & Neglect, 93, 291-304. doi: 10.1016/j.chiabu.2018.11.020.

Baía, P. A. D., Veloso, M. M. X., Magalhães, C. M. C, & Dell’Aglio, D. D. (2013). Caracterização da revelação do abuso sexual de crianças e adolescentes: negação, retratação e fatores associados. Temas em Psicologia, 21(1), 193-202. doi: 10.9788/TP2013.1-14.

Bailey, B. (2014). Parental education and communication: Exploring delayed disclosures of child sexual abuse (Doctoral dissertation, Texas Woman’s University). Recuperado de http://hdl.handle.net/11274/4879

Bradley, A. R., & Wood, J. M. (1996). How do children tell? The disclosure process in child sexual abuse. Child Abuse & Neglect, 20(9), 881-891. doi: 10.1016/0145-2134(96)00077-4.

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. doi: 10.1191/1478088706qp063oa

Brennan, E., & McElvaney, R. (2020). What helps children tell? A qualitative meta-analysis of child sexual abuse disclosure. Child Abuse Review, 29(2), 97-113. doi: 10.1002/car.2617

Bronfenbrenner, U. (1979). The ecology of human development. Cambridge, MA: Harvard University Press

Campbell, I. L., Rivard, J., & Compo, S. N. (2016). Mock juror’s perception of blind vs. non blind interviewing: the role of recantation. Journal of psychological inquiry, 21(2), 15-22. Recuperado de http://calio.dspacedirect.org/handle/11212/3586

Celik, G., Tahiroglu, A., Yoruldu, B., Varmis, D., Çekin, N., Avci, A., … Nasiroglu, S. (2018). Recantation of sexual abuse disclosure among child victims: accommodation syndrome. Journal of child sexual abuse, 27(6), 612-621. doi: 10.1080/10538712.2018.1477216.

Collin-Vézina, D., Sablonni, D. L., Palmer, A. M., & Milne, L. (2015). A preliminary mapping of individual, relational, and social factors that impede disclosure of childhood sexual abuse. Child Abuse & Neglect, 43, 123–134. http://doi.org/10.1016/j.chiabu.2015.03.010.

Elliott, D. M., & Briere, J. (1994). Forensic sexual abuse evaluations of older children: Disclosures and symptomatology. Behavioural Sciences and the Law, 12(3), 261-277. doi: 10.1002/bsl.2370120306.

Faller, K. C. (2020). The child sexual abuse disclosure controversy: New perspectives on an abiding problem. Child Abuse & Neglect, 99, 1-7. doi:10.1016/j.chiabu.2019.104285

Gonzales, L. S., Waterman, J., Kelly, R. J., & Oliveri, M. K. (1993). Children's patterns of disclosures and recantations of sexual and ritualistic abuse allegations in psychotherapy. Child Abuse & Neglect, 17(2), 281–289. doi: 10.1016/0145-2134(93)90047-9.

Gordon, S., & Jaudes, P. K. (1996). Sexual abuse evaluation in the emergency department: Is the history reliable? Child Abuse & Neglect, 20(4), 315-322. doi: 10.1016/0145-2134(96)88716-3.

Grandgenett, H. M., Pittenger, S. L., Dworkin, E. R., Hansen, D. J. (2020). Telling a trusted adult: Factors associated with the likelihood of disclosing child sexual abuse prior to and during a forensic interview. Child Abuse & Neglect, 104193. doi: 10.1016/j.chiabu.2019.104193

Gries, L. T., Goh, D. S., & Cavanaugh, J. (1996). Factors associated with disclosure during child sexual abuse assessment. Journal of Child Sexual Abuse, 5(3), 1–20. doi: 10.1300/J070v05n03_01.

Gries, L. T., Goh, D.S., Andrews, M.B., Gilbert, J., Praver, F., & Stelzer, D.N. (2000). Positive reaction to disclosure and recovery from child sexual abuse. Journal of Child Sexual Abuse, 9(1), 29-51. doi: 10.1300/J070v09n01_03.

Halvorsen, J. E., Solberg, E. T., & Stige, S. H. (2020). “To say it out loud is to kill your own childhood” – An exploration of the first person perspective of barriers to disclosing child sexual abuse. Children and Youth Services Review, 113, doi: 10.1016/j.childyouth.2020.104999

Hershkowitz, I., Lanes, O., & Lamb, M. E. (2007). Exploring the disclosure of child sexual abuse with alleged victims and their parents. Child Abuse & Neglect, 31(2), 111–123. doi: 10.1016/j.chiabu.2006.09.004.

Katz, C. (2014). “Please believe me; I am the biggest liar that exists”: Characterising children's recantations during forensic investigations. Children and Youth Services Review, 43, 160–166. doi: 10.1016/j.childyouth.2014.05.020.

Koverola, C., & Foy, D. (1994). Post traumatic stress disorder symptomatology in sexually abused children: Implications for legal proceedings. Journal of Child Sexual Abuse, 2(4), 119-128. doi: 10.1300/J070v02n04_12.

Lawson, L., & Chaffin, M. (1992). False negatives in sexual abuse disclosure interviews. Journal of Interpersonal Violence, 7(4), 532–542. doi:10.1177/088626092007004008.

Leclerc, B., & Wortley, R. (2015). Predictors of victim disclosure in child sexual abuse: Additional evidence from a sample of incarcerated adult sex offenders. Child Abuse & Neglect, 43, 104–111. doi: 10.1016/j.chiabu.2015.03.003.

Lemaigre, C., Taylor, E. P., & Gittoes, C. (2017). Barriers and facilitators to disclosing sexual abuse in childhood and adolescence: A systematic review. Child Abuse & Neglect, 70, 39–52. doi: 10.1016/j.chiabu.2017.05.009

London, K., Bruck, M., Wright, D. B., & Ceci, S. J. (2008). Review of the contemporary literature on how children report sexual abuse to others: Findings, methodological issues, and implications for forensic interviewers. Memory, 16, 29–47. doi: 10.1080/09658210701725732

Malloy, L. C., Lyon, T. D., & Quas, J. A. (2007). Filial dependency and recantation of child sexual abuse allegations. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 46(2), 162–170. doi: 10.1097/01.chi.0000246067.77953.f7.

Malloy, L.C., Mugno, A.P., Rivard, J.R., Lyon, T.D., & Quas, J.A. (2016). Familial influences on recantation in substantiated child sexual abuse cases. Child Maltreatment, 21(3), 256-261. doi: 10.1177/1077559516650936.

Mathews, S., Hendricks, N., & Abrahams, N. (2016) A psychosocial understanding of child sexual abuse disclosure among female children in south africa. Journal of Child Sexual Abuse, 25(6), 636-654. doi: 10.1080/10538712.2016.1199078

Mendes, K. S., Silveira, R. C. C. P., & Galvao, C. M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, 17(4), 758-764. doi: 10.1590/S0104-07072008000400018

Mollinaro, P. F., & Malloy, L. C. (2016). Statements from youth in legal contexts: effects of consistency, legal role, and age. Behavioral Sciences & the Law, 34(1), 139-159. doi: 10.1002/bsl.2236.

Morrison, S. E., Bruce, C., & Wilson, S. (2018). Children’s disclosure of sexual abuse: A systematic review of qualitative research exploring barriers and facilitators. Journal of Child Sexual Abuse, 27(2), 176–194. doi:10.1080/10538712.2018.1425943.

McElvaney, R., Greene, S., & Hogan, D. (2012). Containing the secret of child sexual abuse. Journal of Interpersonal Violence, 27(6), 1155–1175. doi: 10.1177/0886260511424503.

McGuire, K., & London, K. (2020). A retrospective approach to examining child abuse disclosure. Child Abuse & Neglect, 99, 104263. doi: 10.1016/j.chiabu.2019.104263

Ribeiro, C. (2009). A criança na justiça: Trajetórias e significados do processo judicial de crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar. Coimbra, Portugal: Almedina.

Rieser, M. (1991). Recantation in child sexual abuse cases. Child Welfare, 70(6), 611-621.

Sirles, E. A., & Franke, P. J. (1989). Factors influencing mothers’ reactions to intrafamily sexual abuse. Child Abuse & Neglect, 13(1), 131-139. doi: 10.1016/0145-2134(89)90036-7

Sorensen, T., & Snow, B. (1991). How children tell: The process of disclosure of child sexual abuse. Child Welfare, 70(1), 3-15. doi: 10.1016/0145-2134(96)00077-4.

Summit, R. C. (1983). The child sexual abuse accommodation syndrome. Child Abuse & Neglect, 7(2), 177-193. doi: 10.1016/0145-2134(83)90070-4.

Sgroi, S., Blick, L., & Porter, F. (1982). A conceptual framework for child sexual abuse. In S. M. Sgroi (Ed.), Handbook of clinical intervention in child sexual abuse (pp. 9-37). EUA: The Free Press.

Stiller, A., Hellmann, D. F. (2017). In the aftermath of disclosing child sexual abuse: Consequences, needs, and wishes. Journal of Sexual Agression, 23(3) doi: 10.1080/13552600.2017.1318964

Tat, M. C., Ozturk, A. (2019). Ecological system model approach to sel-disclosure process in child sexual abuse. Current aprroaches in psychiatry, 11(3), 363-385. doi: 10.18863/pgy.455511.

Yuille, J. C., Tymofievich, M., & Marxsen, D. (2013). The nature of allegation of child sexual abuse. In T. Ney (Ed.), True and False Allegations of Child Sexual Abuse: Assessment and case management (pp.21-46). New York, EUA: Brunner/Mazel.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Dias Baía, P. A., Marques Alberto, I. M., & Dalbosco Dell’Aglio, D. (2021). Revisão integrativa dos fatores associados à retratação após revelação do abuso sexual de crianças. Psicologia Argumento, 39(105), 714–742. https://doi.org/10.7213/psicolargum.39.105.AO15

Edição

Seção

Revisão