Os sentidos da dificuldade de aprendizagem para professores: reflexões da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.35.88.AO03

Palavras-chave:

dificuldade de aprendizagem, Psicologia Histórico-Cultural, fracasso escolar, Psicologia Escolar.

Resumo

Com o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural, este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os sentidos da dificuldade de aprendizagem para professores do Ensino Fundamental da rede pública estadual de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro docentes do 7º ano do ensino fundamental, das disciplinas de Ciências, Português, Educação Física e Inglês, dois professores recém-formados e um estudante de Pedagogia. Os resultados indicam que há pouca clareza sobre o que se denomina de dificuldade de aprendizagem, sendo-lhe atribuídos diversos sentidos associados ao comportamento, a afetos negativos e a não apropriação pelos alunos dos conteúdos ensinados. Constatou-se, ainda, que em geral os professores relacionam a “dificuldade de aprendizagem” a causas externas, como as relações familiares, a história, condição de vida do aluno ou mesmo o modo como a própria escola se organiza.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Soares de Jesus, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com financiamento CNPq. Possui Graduação em Psicologia (2013) pela PUC-Campinas e Mestrado em Psicologia como Ciência e Profissão (2015-com financiamento CNPq) pela mesma instituição. Desenvolveu dois projetos de Iniciação Científica, em 2011 investigando os sentidos da medicalização na escola para os professores e em 2012 investigando o tema dificuldade de aprendizagem. Atua na área da Psicologia Escolar e Educacional com interesse no desenvolvimento humano e nos processos educativos, desenvolvendo pesquisas sobre os temas: relações professor-aluno-gestores-comunidade; desenvolvimento de funções psicológicas superiores em adultos, com destaque ao desenvolvimento da vontade; aspectos afetivos nas práticas pedagógicas; o papel da linguagem no desenvolvimento e aprendizagem e psicologia da arte. A psicologia Histórico-Cultural é o aporte teórico adotado para as análises realizadas .Tem experiência na área da Psicologia atuando junto à Educação, principalmente com crianças. Membro do membro do Grupo de Pesquisa "Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas" liderado pela Prof. Dra. Vera Lucia Trevisan de Souza.

Vera Lucia Trevisan de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É Coordenadora do Programa desde 2010. Possui graduação em Psicologia (1985), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atua na área da Psicologia Escolar-Educacional, com interesse no desenvolvimento humano e nos processos educativos, desenvolvendo pesquisas sobre os temas: relações professor-aluno-gestores-comunidade; inclusão escolar; formação docente; valores na escola; desenvolvimento da adolescência; desenvolvimento infantil; aspectos afetivos nas práticas pedagógicas; o papel da linguagem no desenvolvimento e aprendizagem e psicologia da arte. A psicologia Histórico-Cultural é o aporte teórico adotado para as análises realizadas pelo grupo de pesquisa que coordena: Processos de constituição do sujeito em práticas educativas. Tem experiência na área da educação, em que atua como assessora de redes públicas municipais e estaduais e é avaliadora adhoc do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Referências

Brasil. (2011). Secretaria de Estado da Educação. Progressão continuada da aprendizagem no ensino fundamental organizado em três ciclos. Disponível em: < http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCQQFjAA&url=http%3A%2F%2Fdemaua.edunet.sp.gov.br%2FArquivos%2520Assessoria%2Fprogressao_continuada_da_aprendizagem_no_ensino_fundamental_organizado_em%2520_ciclos%2520_vf.doc&ei=PaCqULHILOyH0QHLgIHgCg&usg=AFQjCNHzu8rxknT_cJOhQPZ2ETpB3Jq4bQ&sig2=8wSnQUytNJGMOv30iKi9vg>. Acesso em: 10 de nov. 2012.

Correia, L.M. (2007). Para uma definição portuguesa de dificuldades de aprendizagem específicas. Rev. bras. educ. espec., 13 (2), pp. 155-172. Recuperado em 05 de janeiro de 2013. Obtido em: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v13n2/a02v13n2.pdf.

Libâneo, J.C. (2012). O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, 38 (1), p. 13-28.

Luz, A. F. (2014). Convivência na escola: uma análise das interações entre alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental. Dissertação de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Centro de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, São Paulo.

Oliveira, J. P., Santos, S. A., Aspilicueta, P., & Cruz, G.C. (2012). Concepções do professor sobre dificuldade de aprendizagem. Rev. Bras. Ed. Esp., 18 (1), pp. 93-112.

Palangana, I.C. (1994). Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky (a relevância social). (2ª. ed.). São Paulo, SP: Plexus.

Patto, M.H.S. (1988). O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características de um discurso. Cad. Pesq., 65, pp. 72-78.

Patto, M.H.S. (1997). Introdução à psicologia escolar. (3ª ed.). São Paulo-SP: Casa do Psicólogo.

Patto, M.L.S. (2000). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. (2ª. ed.). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Silva, R. L. M. & Rodrigues, M. C. (2014). Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF. Psicologia em Revista, 20 (3), pp. 479-493. Recuperado em 05 de janeiro de 2015. Obtido em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P479/8155

Vygotski, L.S. (1931/1995). Tomo III – Obras escogidas (Incluye Problemas del desarrollo de la psique). Madri: Visor Distribuciones.

Vygotsky, L. S. (1991). Pensamento e Linguagem (3ª ed.). (J. L. Camargo, Trad.) São Paulo: Martins Fontes.

Vygotsky,L.S. (1921/2003). Psicologia Pedagógica; trad. Claudia Schilling. Porto Alegre, Artmed.

Young, M. F. D. (2011). O futuro da educação. Revista Brasileira de Educação, 16 (48), p.609-623.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

de Jesus, J. S., & de Souza, V. L. T. (2017). Os sentidos da dificuldade de aprendizagem para professores: reflexões da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia Argumento, 35(88). https://doi.org/10.7213/psicolargum.35.88.AO03

Edição

Seção

Artigos