Mães de vestibulandos: Sentimentos, percepções e expectativas perante o vestibular do filho

Autores

  • Danielle da Costa Souto
  • Cristina Saling Kruel

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.076.AO12

Palavras-chave:

Maternidade, Vestibular, Emoções, Experiências

Resumo

O estudo objetivou investigar sentimentos, percepções e expectativas das mães diante do processo de seleção para o ingresso do filho no curso de graduação. Participaram do estudo cinco mães que estavam presentes nos dias de prova e cujos filhos estavam realizando o concurso de vestibular em uma universidade pública no interior do Rio Grande do Sul. Utilizou-se delineamento de pesquisa de cunho qualitativo. As mães foram entrevistadas no momento em que seus filhos estavam realizando as provas, por meio de uma entrevista semiestruturada, sendo indagadas sobre como se sentiam e quais eram suas percepções e expectativas naquela ocasião. A Análise de Conteúdo indicou que as mães participam intensamente dos dias de prova dos filhos e os principais sentimentos por elas expostos foram de ansiedade e nervosismo quanto à espera. Destacou-se a intensa preocupação das mães quanto ao seu papel durante os dias de prova. Conclui-se que a troca de sentimentos entre as mães, existente nos dias de prova, é muito importante para a vivência desse momento. Elas buscam reafirmar entre si seu papel maternal e sua identidade de mãe. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Como Citar

da Costa Souto, D., & Saling Kruel, C. (2017). Mães de vestibulandos: Sentimentos, percepções e expectativas perante o vestibular do filho. Psicologia Argumento, 32(76). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.076.AO12

Edição

Seção

Artigos