Fundamentos teórico-epistemológicos da Teoria Histórico-Cultural: implicações para a psicologia do desenvolvimento infantil

Autores

  • Sandra Adriana Neves Nunes
  • Marcos Gimenes Fernandes
  • Arsenio José Carmona Gutierrez

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.076.AO11

Palavras-chave:

Psicologia, Epistemologia, Desenvolvimento infantil

Resumo

As contribuições de Vygotsky para a pesquisa em psicologia parecem inegáveis na atualidade, mas permaneceram por algum tempo silenciadas. As razões para que continuem despertando o interesse de pesquisadores no mundo inteiro estão, essencialmente, no seu rigor metodológico e nas características de seu sistema conceitual aberto e dialético, que permitiram a compreensão aprofundada da natureza e do desenvolvimento dos processos psicológicos humanos. O presente artigo centra-se na discussão de aspectos epistemológicos gerais da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e nas suas implicações para a Psicologia do Desenvolvimento Infantil. Parte-se do debate clássico da Filosofia da Ciência acerca da relação entre sujeito e objeto, que fundamenta a crise da Psicologia referente à escolha do seu objeto de estudo. Em seguida, apresenta-se o Sistema Filosófico Marxista que fornece à Psicologia Histórico-Cultural uma concepção a respeito de mundo e de humanidade, das leis de seu desenvolvimento e das vias de acesso e de produção do conhecimento. Uma vez discutida as bases filosóficas da Teoria Vygotskyana, identificam-se e explicitam-se os seus princípios fundamentais: o princípio da unidade da consciência e da atividade e o princípio da unidade do biológico e do social. Conclui-se com um debate acerca das implicações dessa perspectiva teórico-epistemólogica
para a compreensão do desenvolvimento psicológico infantil.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Adriana Neves Nunes, S., Gimenes Fernandes, M., & José Carmona Gutierrez, A. (2017). Fundamentos teórico-epistemológicos da Teoria Histórico-Cultural: implicações para a psicologia do desenvolvimento infantil. Psicologia Argumento, 32(76). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.076.AO11

Edição

Seção

Artigos