Como se tornar um pai presente: impactos de um grupo de pais

Autores

  • Fabiana Cia
  • Elizabeth Joan Barham

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.076.AO09

Palavras-chave:

Envolvimento paterno, Estudos de intervenção, Fase de Transição

Resumo

Este estudo avaliou a eficácia de um programa de intervenção para pais sobre o envolvimento paterno. Os participantes foram divididos em três grupos. No grupo experimental 1 (GE1), formado por 29 pessoas, (pais, mães e crianças), apenas os pais receberam intervenção. No grupo experimental 2 (GE2), formado por 36 pais e mães e 38 crianças, apenas as mães receberam intervenção. No grupo controle, composto por 34 pessoas (pais, mães e crianças), pais e mães não receberam intervenção. Para avaliar a frequência do envolvimento paterno, pais, mães e crianças de todos os grupos responderam ao questionário “Avaliação do relacionamento pai-filho” em três momentos diferentes: antes da intervenção (pré-teste), após a intervenção (pós-teste) e após um ano do início da intervenção (follow-up). Nos grupos GE1 e GE2, as frequências de comunicação entre pai e filho e de participação do pai nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho foram estatisticamente maiores no pós-teste do que no pré-teste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Cia, F., & Joan Barham, E. (2017). Como se tornar um pai presente: impactos de um grupo de pais. Psicologia Argumento, 32(76). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.076.AO09

Edição

Seção

Artigos