AUTOCONCEITO E DESEMPENHO ACADÊMICO EM ALUNOS DE PSICOLOGIA

Autores

  • Adriana Cristina Boulhoça Suehiro

Palavras-chave:

Autoconceito, Desempenho Acadêmico, Ensino Superior.

Resumo

O autoconceito tem sido estudado nas diversas áreas da Psicologia em virtude da importância que assume na compreensão do processo do desenvolvimento humano. Tendo em vista a relevância do autoconceito na vida de um indivíduo, o presente trabalho objetivou verificar a relação existente entre o autoconceito e o desempenho acadêmico em estudantes do ensino superior. Fizeram parte desse estudo 142 estudantes do segundo e oitavo semestres do curso de Psicologia, com idade entre 17 e 58 anos, dos períodos diurno e noturno de uma Universidade particular do interior paulista. Os estudantes que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido preencheram, em horário de aula previamente cedido pelo professor, um questionário de identificação dos sujeitos e, em seguida, a Escala Reduzida do Autoconceito – ERA. Os principais resultados obtidos evidenciaram a existência de indicadores de correlação entre o autoconceito e o desempenho acadêmico, todavia esses resultados não nos permitem concluir definitivamente quanto à existência dessa correlação. Talvez esses resultados sejam decorrentes de um tipo de avaliação que não discrimina os alunos ou os diferencia muito pouco.

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Suehiro, A. C. B. (2017). AUTOCONCEITO E DESEMPENHO ACADÊMICO EM ALUNOS DE PSICOLOGIA. Psicologia Argumento, 24(44), 65–72. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20135

Edição

Seção

Artigos