ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: REPRESENTAÇÕES, MOTIVAÇÕES E PUNIÇÕES

Autores

  • Danielly Bart do Nascimento
  • Anna Carnielli Howat-Rodrigues Beatriz Carnielli Howat-Rodrigues
  • Edinete Maria Rosa
  • Júlio César Pompeu

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6133

Palavras-chave:

Adolescente em conflito com a lei. Jovem. Teoria das representações sociais.

Resumo

Neste estudo, objetivou-se analisar a representação social de adolescente em conflito com a lei entre universitários, bem como a motivação que estes atribuíam para a criminalidade e a punição que julgavam necessária para o autor do ato infracional. Participaram 53 estudantes universitários dos cursos de Psicologia e Direito que responderam a um questionário com perguntas fechadas sobre os próprios dados sociodemográficos e questionário estruturado a partir de uma história dilema contendo ativação contextual com manipulação de variável econômica bairro (rico X pobre) a respeito de um adolescente em questão. A análise de correspondência sugeriu aproximação positiva entre condição financeira e escolaridade. Como motivação para o crime foi apontada, principalmente, a dificuldade financeira dos dois adolescentes e dentre as punições, a prisão foi a forma mais citada pelos dois grupos. As representações sociais se mostraram perpassadas pela baixa condição socioeconômica como sinônimo de criminalidade pautadas, ainda, numa visão punitiva e vingativa.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Bart do Nascimento, D., Carnielli Howat-Rodrigues, A. C. H.-R. B., Rosa, E. M., & Pompeu, J. C. (2017). ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: REPRESENTAÇÕES, MOTIVAÇÕES E PUNIÇÕES. Psicologia Argumento, 30(70). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6133

Edição

Seção

Dossiê