A produção de subjetividade em programas de aprendizagem profissional

Autores

  • Daniele Cristina Brock UFPR
  • Luciana Albanese UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.34.087.AO03

Palavras-chave:

Discurso, políticas públicas, aprendizagem profissional, juventude, subjetividade

Resumo

Este artigo objetiva identificar as relações produzidas entre aprendizagem profissional e subjetividade no discurso de jovens aprendizes entrevistados numa entidade formadora do sul do país. O estudo é fruto de uma pesquisa qualitativa baseada no método da Análise Institucional do Discurso, na qual entrevistaram-se, individualmente, 10 participantes do Programa Adolescente Aprendiz desenvolvido em tal entidade. Corroborando outras pesquisas, os resultados mostram que as práticas institucionais de um programa de aprendizagem profissional têm implicações nas imagens que os jovens constroem de si, tais como: reco-nhecerem-se mais responsáveis, maduros, obedientes, autoconfiantes e orientados em relação a um projeto de vida. Constatou-se também que os entrevistados raramente mencionam implicações negativas do programa, aceitando suas práticas como algo necessário para uma vida bem sucedida. Assim, se, por um lado, confirma-se a pertinência de tal política pública, por outro, observa-se uma acomodação às exigências do mercado de trabalho e ao “destino” usualmente suposto a estes jovens: de inserção profissional logo após a conclusão do ensino médio.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Brock, D. C., & Albanese, L. (2017). A produção de subjetividade em programas de aprendizagem profissional. Psicologia Argumento, 34(87). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.34.087.AO03

Edição

Seção

Artigos