A mente brasileira em estado de possessão: contribuição de um estudo de caso para a psicologia da religião e saúde mental no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.001.DS12Resumo
Apesar da prática de possessão em contexto religioso ser relativamente comum e transcultural, como por exemplo nas religiões afro-brasileiras, nas religiões espíritas, nas igrejas cristãs neopentecostais e carismáticas, há relativamente pouca pesquisa sobre a saúde mental e os correlatos psicológicos dos indivíduos que vivenciam estes estados de possessão. Essas experiências podem ser facilmente confundidas com sintomas dissociativos ou psicóticos, constituindo-se muitas vezes em um desafio para o diagnóstico clínico. Nesse artigo, utilizamos o estudo de caso de uma líder religiosa de Umbanda de modo a realizar uma pesquisa fenomenológica e clínica, que tente diferenciar a experiência de possessão saudável da patologia de Transtorno Dissociativo de Identidade, consoante os critérios do DSM 5. Na nossa conclusão, questionamos a precisão do diagnóstico de Transtorno Dissociativo de Identidade, particularmente na sua falta de atenção ao contexto social. Terminamos com um apelo aos psicólogos brasileiros para fortalecerem a pesquisa em uma área tão relevante para a sociedade brasileira, ao invés de apenas apostarem no estudo de temáticas espirituais que vêm do estrangeiro (como por exemplo, a mindfulness, de raiz budista).
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. M.; ALVARADO, C.; ZANGARI, W. Transtornos Dissociativos (ou Conversivos). Psiquiatra Básica 2. ed, Porto Alegre, Artmed, v. 1, p. 285-297, 2007.
ALMINHANA, L. A personalidade como critério para o diagnóstico diferencial entre experiências anômalas e transtornos mentais. Tese (Doutorado em Saúde Brasileira) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de fora, 2012.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Health Disorders: DSM 5. 5 ed. Washington D.C. & London: American Psychiatric Publishing, 2013. 947p.
BASTIDE, R. Les religions africaines au Brésil. Paris : Presses Universitaires de France, 1995.
BAARS, E. W.; et al. Predicting stabilizing treatment outcomes for complex post traumatic stress disorder and dissociative identity disorder: An expertise-based prognostic model. Journal of Trauma & Dissociation, v. 12, n. 1, p. 67-87, 2011.
BOURGUIGNON, E. Religion, Altered States of Consciousness and Social Change. Columbus: Ohio State University Press, 1973.
CLARIDGE, G. Schizotypy: Implications for Illness and Health. Oxford: Oxford University Press, 1997.
COHEN, E. The mind possessed: The cognition of spirit possession in an Afro-Brazilian religious tradition. New York: Oxford University Press, 2007.
GROF, S.; GROF, C. Emergência Espiritual: crise e transformação espiritual. São Paulo: Cultrix, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.