Religião e educação, um diálogo emergente: do teórico ao prático para constituição de uma área de conhecimento [I]

Autores

  • Eulálio Avelino Pereira Figueira Doutor em Ciências da Religião, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds04

Palavras-chave:

Religião, Ensino Religioso, Secularização.

Resumo

Este artigo tem por objeto o Ensino Religioso na sala de aula, visto como disciplina curricular, e apresenta o que podem ser observados como elementos constituintes para uma epistemologia que subsidie uma área de conhecimento de forma a abordar o fenômeno religioso em chave pedagógica. Tivemos a preocupação de tratar da Religião enquanto processo de educação que se coloca além do debate de domínio confessional. Assumimos que será por uma postura pedagógica que a religião, uma das atividades definidoras do homem contemporâneo, deverá ser abordada para assim chegarmos ao entendimento sobre boa parte dos dados constituintes das relações humanas produzidas na pluralidade das sociedades contemporâneas, marcadas pela peculiaridade da laicidade e de seu contexto originário, definido como secularização. Para atendermos a este desafio e proposta adotamos a postura crítica/ pragmática subsidiada pelo pensamento de Richard Rorty e articulada à proposta de uma Teologia Pública pós-metafísica. A atividade do educar, mais do que assumir a transmissão e informação sobre conteúdos, precisa tratar dos diversos e plurais lugares, como também das linguagens de produção e desenvolvimento desse conhecimento que identifica a peculiaridade da existência humana. Diante da necessidade pragmática e até muitas vezes de um sentido fortemente utilitarista, a emergência de uma visão simbólica, e por que não se dizer mistérica das capacidades e habilidades que devem estar presentes nas ações humanas para enfrentar o mundo com o qual somos confrontados, é matéria que não fica fora de suas preocupações. Mas deve a educação se constituir de “ferramentas” apropriadas para poder desempenhar com satisfação essa tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOTTON, A. Religião para ateus. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.

CABANAS, J. M. Q. Las creencias y la educación: pedagogia cosmovisional. Barcelona: Herder, 2001.

CATROGA, F. Entre deuses e césares: secularização, laicidade e religião civil. Coimbra: Almedina, 2006.

CROATTO, J. S. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. São Paulo: Paulinas, 2001.

DERRIDA, J.; VATTIMO, G. (Org.). A religião: o seminário de Capri. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

ECO, U.; MARTINI, C. M. Em que crêem os que não crêem?. Rio de Janeiro: Record, 2005.

ELIADE, M. Origens: história e sentido nas religiões. Lisboa: Edições 70, [1989].

KUNG, H. Uma ética global para a política e economia mundiais. Petrópolis: Vozes, 1999.

MESLIN, M. A experiência humana do divino: fundamentos de uma antropologia religiosa. Petrópolis: Vozes, 1992. OTTO, R. O Sagrado. Lisboa: Edições 70, 1992.

RORTY, R. Contingência, ironia e solidariedade. Lisboa: Edtorial Presença, 1992.

RORTY, R.; VATTIMO, G. O futuro da religião: a solidariedade, caridade, ironia. Rio de Janeiro: Relumé-Dumará, 2006.

TAYLOR, C. Uma era secular. São Leopoldo: Unisinos, 2010.

TILLICH, P. Teologia da cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2009.

ZABALA, S. Introdução. In: RORTY, R.; VATTIMO, G. O Futuro da religião: solidariedade, caridade e ironia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2006. Recebido:

Downloads

Publicado

2014-09-13

Como Citar

Pereira Figueira, E. A. (2014). Religião e educação, um diálogo emergente: do teórico ao prático para constituição de uma área de conhecimento [I]. Revista Pistis & Praxis, 6(2), 437–472. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds04

Edição

Seção

Dossiê