Bem-me-quer, Malmequer: um estudo sobre a presença do ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Eliane Maura Littig Milhomem Freitas CONERES ( Conselho do Ensino Religioso do Espírito Santo) SEMEC ( Secretaria Municipal de Educação de Cariacica)

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.01.DS03

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Educação, Base Nacional Comum Curricular e Ciências da Religião.

Resumo

Em 2017, o Ministério da Educação homologou a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluindo o Ensino Religioso como área de conhecimento do Ensino Fundamental. Trata-se de um fato histórico, pois foi a primeira vez que a União, no período republicano, emitiu diretrizes curriculares definindo as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades concernentes ao Ensino Religioso, a serem traduzidos na forma de disciplina escolar. Este estudo analisa o debate quanto à presença do Ensino Religioso na elaboração da BNCC. Quanto à metodologia está embasada em pesquisa documental, utilizando as versões preliminares da BNCC como fonte, e na realização de entrevistas com especialistas que atuaram na redação dos documentos. Os resultados indicam debates e disputas ocorridos durante o percurso de elaboração da BNCC até a homologação da versão final, discutindo a atuação de agentes contrários e favoráveis à inclusão do Ensino Religioso no Currículo do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Eliane Maura Littig Milhomem Freitas, CONERES ( Conselho do Ensino Religioso do Espírito Santo) SEMEC ( Secretaria Municipal de Educação de Cariacica)

Doutora em Ciências da Religião pela PUCSP, membro do Conselho do Ensino Religioso no Estado do Espírito Santo, Técnico na Secretaria Municipal de Cariacica.

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Publicado

2021-06-11

Como Citar

Littig Milhomem Freitas, E. M. (2021). Bem-me-quer, Malmequer: um estudo sobre a presença do ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular. Revista Pistis & Praxis, 13(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.01.DS03