Abordagens dos Fenômenos religiosos: cenários e desafios atuais

Autores

  • Abimar Oliveira de Moraes PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.01.AO02

Palavras-chave:

Ensino Religioso, ANPTECRE, Área 44 da Capes, FONAPER

Resumo

O presente artigo visa apresentar um suscinto relatório sobre a contribuição que a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) vem dando ao processo de construção das novas abordagens dos fenômenos religiosos, dentro do debate acerca da identidade do Ensino Religioso no Brasil. Após consideração acerca do cenário de transformação no qual nos encontramos, o estudo dedica sua atenção à contribuição dada pela ANPTECRE para a aprovação da Diretrizes Curriculares Nacionais. Por fim, ilustra a contribuição que a Pós-graduação em Ciências da Religião e Teologia vem dando para a consolidação das relações entre Ensino Religioso, Ciências da Religião e Teologia, no cenário nacional, através da articulação promovida pela Associação e seu específico Grupo de Pesquisa sobre o tema.

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Biografia do Autor

Abimar Oliveira de Moraes, PUC-Rio

Doutor em Teologia Pastoral e Catequética pela Università Pontificia Salesiana de Roma. Atualmente é Professor Adjunto 2 da PUC-Rio, desenvolvendo pesquisas na área de Teologia Pastoral, Catequética e Sacramentologia, coordenador do Setor de Cultura Religiosa e editor dos periódicos Atualidade Teológica e Pesquisas em Teologia. É Presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) - 2018/2022, membro da Sociedad de Catequetas Latinoamericanos (SCALA), da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat) e do Grupo de Reflexão Bíblico-catequético da CNBB.

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Publicado

2021-06-11

Como Citar

de Moraes, A. O. (2021). Abordagens dos Fenômenos religiosos: cenários e desafios atuais. Revista Pistis & Praxis, 13(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.01.AO02