Estas palavras e o Shemá
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.002.DS02Palavras-chave:
Deuteronômio, palavras, Torá, ShemáResumo
No livro do Deuteronômio, a expressão “estas palavras” é repetida várias vezes pelo redator final com o objetivo de introduzir os discursos que Moisés profere ao povo antes da sua morte e antes de o povo entrar na terra. As palavras de Moisés concluem o Pentateuco e, por conseguinte, toda a Torá que norteará a vida do povo de Israel. Dentre estas palavras, encontra-se também o Shemá, a oração por excelência que constitui a profissão de fé israelita, também o ponto central na tradição e na espiritualidade hebraica. Este artigo visa analisar a importância e o significado que estas palavras e o Shemá tiveram – e continuam a ter – para o povo judeu, bem como para o cristianismo.
Downloads
Referências
AUSUBEL, N. Conhecimento Judaico II. Enciclopédia Judaica. Vol. 6. Rio de Janeiro: A. Koogan Editor, 1989.
BÍBLIA de Jerusalém. Introdução ao Livro do Deuteronômio. São Paulo: Paulus, 2002.
BLENKINSOPP, J. Deuteronômio. In: BROWN, R.; FITZMYER, J. A.; MURPHY, R. E. (Orgs.). Novo Comentário Bíblico São Jerônimo. Antigo Testamento. São Paulo: Academia Cristã / Paulus, 2007.
BUNIM, I. M. A Ética do Sinai. Ensinamentos dos sábios do Talmud. São Paulo: Sefer,1998.
CRÜZEMANN, F. A Torá. Teologia e história social da lei do Antigo Testamento. Petrópolis: Vozes, 2002.
DI SANTE, C. Liturgia Judaica. Fontes, estrutura, orações e festas. São Paulo: Paulus, 2004.
EPHRAÏM. Jesus, Judeu praticante. São Paulo: Paulinas, 1998.
FRIZZO, A. C. Uma tríade social que qualifica o ato de conhecer a Deus. Pistis & Praxis, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 15-42, jan/jun. 2011.
KRAMER, P. Origem e legislação do Deuteronômio. Programa de uma sociedade sem empobrecidos e excluídos. São Paulo: Paulinas, 2006.
MAYES, A. D. H. Deuteronomy. The New Century Blible Commentary. London: Wm. B. Eerdmans Publ. Co. Grand Rapids. Marsharll, Morgan & Scott Publ. Ltd., 1987.
MEYER, D. A vida fora da lei. É permitido salvar uma vida? São Paulo: Loyola, 2012.
OTTO, E. A Lei de Moisés. São Paulo: Loyola, 2011.
PAGANINI, S. Deuteronomio. Nuova versione, introduzione e commento. Milano: Paoline, 2011.
PAPOLA, G. Deuteronomio. Introduzione, traduzione e commento. Torino: Edizioni San Paolo, 2011.
SELTZER, R. M. Povo judeu, pensamento Judaico I. Enciclopédia Judaica. Vol. 1. Rio de Janeiro: A. Koogan Editor, 1990.
TORÁ, A LEI DE MOISÉS, Tradução de Ohel Yaacov. São Paulo: Sefer, 2001.
TRADUÇÃO Ecumênica da Bíblia (TEB). São Paulo: Loyola, 1994.
ZUMERKORN, D. Numerologia judaica e seus mistérios. Rio de Janeiro: Maayanot, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.