O encontro como experiência existencial: diversos olhares

Autores

  • Adriana Barbosa Guimarães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Pedro Kuniharu Iwashita Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.001.AO02

Palavras-chave:

Encontro, Relação, Pessoa, Experiência existencial

Resumo

Este estudo pretende abordar a categoria encontro em uma perspectiva interdisciplinar, considerando algumas contribuições da antropologia, teologia, pedagogia e psicologia para compreender melhor seu significado e importância em vistas a promover e construir uma cultura do encontro, tão cara ao Papa Francisco. O ponto de partida será o conceito de pessoa no pensamento cristão antigo e medieval. Em seguida, a filosofia da idade moderna e contemporânea será considerada de forma breve, para então, analisar de forma mais aprofundada as contribuições de alguns filósofos de vertente existencialista e fenomenológica. Finalmente, serão recolhidas algumas contribuições dos estudos da psicologia. Espera-se que essas considerações ofereçam elementos que enriqueçam a compreensão e vivência cristã da experiência existencial do encontro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Barbosa Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestranda em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018-). Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), graduação em Ciências Religiosas - Ateneu Pontifício Regina Apostolorum (2013) e graduação em Educación y Desarrollo - Universidad Anáhuac del Norte (2004). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, missão evangelizadora, cultura do encontro, reino de Deus e testemunho.

Pedro Kuniharu Iwashita, Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1974), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Pio XI (1977), graduação em Psicologia Clínica pela Universidade Sao Judas Tadeu (2004), mestrado em Teologia - Universite de Fribourg, Suiça (1982) e doutorado em Teologia - Universite de Fribourg, Suiça (1987). Atualmente é professor titular da Faculdade de Teologia de Nossa Senhora da Assunção, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nos cursos de Graduação e Pós Graduação em Teologia - Vice coordenador do programa de pós em teologia da PUC/SP - Perito do Tribunal Eclesiástico de São Paulo . Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Mariologia, Missiologia, Teologia da Revelação, Introdução à Teologia, Metodologia Científica e a disciplina dos créditos teológicos da PUC/SP, IPT, atuando principalmente nos seguintes temas: evangelização, missão, inculturação, dogma e cultura.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

Guimarães, A. B., & Iwashita, P. K. (2019). O encontro como experiência existencial: diversos olhares. Revista Pistis & Praxis, 11(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.001.AO02