Entraves ao Ensino Religioso na Pós-Modernidade

Autores

  • Luiz Alencar Libório Doutor em Psicologia, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica do Pernambuco (UNICAP), Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds08

Palavras-chave:

Barreiras. Educação. Religião. Valores. PCNERs.

Resumo

A Pós-Modernidade traz em seu bojo tantas características boas e não boas. Sobre essas últimas, fala-se muito de individualismo, pensamento fraco, juventude sem foco, vida líquida, vazio existencial, reordenação de valores, materialismo, domínio do efêmero, falta de sentido e hedonismo irresponsável, que poderiam ser focos do Ensino Religioso (ER). O objetivo desse artigo é refletir criticamente sobre alguns entraves ao ER no que diz respeito aos cinco eixos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNERs). A reflexão foca o fenômeno religioso num viés ecumênico, nos moldes das Ciências da Religião. No Brasil, já se fez muito para adequar os PCNERs ao Ensino Religioso, especialmente nas escolas públicas. O estado do Rio Grande do Norte, no Nordeste, é um dos pioneiros nessa difícil tarefa, por falta de professores capacitados. São urgentes a criação e a implementação de licenciaturas, especializações, mestrados e doutorados em Ciências da Religião para solucionar esse problema.

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Publicado

2014-09-13

Como Citar

Alencar Libório, L. (2014). Entraves ao Ensino Religioso na Pós-Modernidade. Revista Pistis & Praxis, 6(2), 537–563. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds08

Edição

Seção

Dossiê