Os poderes do mal e as máscaras do diabo [I]
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v3i1.14303Palavras-chave:
Diabo, Divindades, Mal, Poder.Resumo
Este trabalho apresenta um panorama sobre o mal nas diversas ciências e, principalmente, na Bíblia e no cristianismo, buscando dissociá-lo das máscaras do diabo. Nas ciências, expõe a noção de mal na antropologia, na literatura sagrada, na sociologia, na psicologia, na filosofia e nas religiões. Segue com a demonização do desconhecido, em que apresenta culturas que não apelam para a figura do demônio e para outras em que suas divindades são vistas como demônios. Perfaz, enfim, a história do mal na Bíblia, com a ideia de que sua representação passou a ser feita apenas após o exílio. Destaca momentos em que o mal não possui personificação, seja na Bíblia seja no cristianismo.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BAUMAN, S. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
CROATTO, J. S. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. São Paulo: Paulinas, 2001.
DI NOLA, A. M. Il Diavolo: le forme, la storia, le vicende di Satana e la sua universale e malefica presenza presso tutti i popoli dall´antichità ai nostri giorni. Roma: Newton & Compton, 2004.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
GIDDENS, A. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
KILPP, N. Os poderes demoníacos no Antigo Testamento. Revista Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 74, p. 23-36, 2002.
LIMBECK, M. As raízes da concepção bíblica acerca do diabo e dos demônios. Revista Concilium, Petrópolis, v. 103, p. 282-294, 1975.
MUCHEMBLED, R. Uma história do diabo: séculos XII-XX. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2001.
NOGUEIRA, C. R. F. O diabo no imaginário cristão. Bauru: EDUSC, 2002.
PAGELS, E. As origens de Satanás: um estudo sobre o poder que as forças irracionais exercem na sociedade moderna. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.
PESAVENTO, S. J. Em busca de uma outra história: imaginando o imaginário. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 9-27, 1995.
PINZETTA, I. O mal e suas determinações na história. Revista Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 74, p. 37-41, 2002.
PRANDI, R. Exu, de mensageiro a diabo: sincretismo Católico e demonização do orixá Exu. Revista USP, São Paulo, n. 50, p. 46-65, 2001.
RICOEUR, P. O mal, um desafio à filosofia e à teologia. Campinas: Papirus, 1988.
RUSSEL, J. O diabo: as percepções do mal da antiguidade ao cristianismo primitivo. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
SANFORD, J. A. Mal: o lado sombrio da realidade. São Paulo: Paulus, 1988.
SCHIAVO, L. O mal e suas representações simbólicas. Revista Estudos da Religão, São Bernardo do Campo, n. 19, p. 65-83, 2000.
SCHIAVO, L.; SILVA, V. da. Jesus, milagreiro e exorcista. São Paulo: Paulinas, 2002.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora da UnB, 1999. v. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.