Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão

A missão da revista é socializar a produção de conhecimento teológico, tanto na sua especificidade (bíblico-teológica e histórica) quanto no que resulta de seu diálogo com outras ciências, tais como a Educação, a Psicologia, Filosofia, Antropologia, Sociologia e Bioética e as Ciências da Religião.

Objetivo da revista

Publicar trabalhos originais e inéditos que promovam a difusão de estudos, pesquisas e documentos relativos à área de Teologia, com ênfase em Pastoral, abordando temas emergentes capazes de suscitar a troca de informações, bem como o debate de questões nesse campo de conhecimento.

Visão

Consolidar-se como revista de referência para a área de teologia pastoral e nos estudos interdisciplinares em religião.

Foco temático da revista

Os temas abordados pela revista Pistis & Praxis estão vinculados ao campo da Teologia Pastoral, articulando dois enfoques: a evangelização e o diálogo com a sociedade. O diálogo com a sociedade é mediado com outras áreas do saber, tais como a Educação, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Bioética e as Ciências da Religião. Cada número será organizado em dois segmentos: um dossiê definido pelo Conselho Editorial e uma seção com temas diversos. A revista receberá:

•Artigos Científicos Originais - é o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.

•Ensaios - é um texto literário breve expondo idéias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, religioso, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

•Resenha de livros - é uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no conteúdo, estilo e mérito.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios de Pastoral

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nominata

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos estão sujeitos a revisão de no mínimo dois avaliadores especialistas na temática dos textos visando atender aos padrões de excelência acadêmica. As submissões serão consideradas por um editor e "se este não rejeitar de imediato" encaminhado para peritos-avaliadores, cujas identidades permanecerão anônimos aos autores.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

A Revista Pistis & Praxis utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Pistis & Praxis

Estrato Qualis: A2. A Revista Pistis e Práxis: Teologia e Pastoral é uma publicação quadrimestral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), publicada pela primeira vez em 2009, com o intuito de constituir um meio de disseminação de novas descobertas na pesquisa voltada a área de Teologia, especialmente para dialogar com outros campos de saber e com pesquisadores nacionais e internacionais sobre os diversos focos que a pastoral apresenta. Para isso, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR, em conjunto com o Conselho Editorial, define em cada número da revista um tema que será abordado no Dossiê, seção que objetiva estimular o debate. 

A revista é complementada por artigos e ensaios científicos sobre assuntos de interesse e relevância para a área, bem como por resenhas de publicações significativas. Com circulação nacional e internacional, o periódico adota o processo de revisão (double blind peer review) entre os membros do Conselho Científico em sistema duplo de revisão anônima, ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto dos autores permanecerão em sigilo.