Prevalência de sintomas osteomusculares em professores de escolas públicas e privadas do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000200012Abstract
Introdução: Diante da preocupação com a saúde e as condições de trabalho dos professores, este trabalho objetivou verificar a prevalência de sintomas osteomusculares em professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Métodos: A amostra foi composta por 320 professores de seis escolas. Para realização da pesquisa, utilizou-se um questionário sócio-demográfico, um check-list para avaliação ergonômica do local de trabalho, e o questionário nórdico para avaliar os sintomas osteomusculares. Para análise dos dados utilizou-se o programa SPSS 13.0. Resultados: Dos participantes, 89,7% referiram algum sintoma nos últimos 12 meses. As áreas mais acometidas por estes sintomas foram: coluna dorsal 54,1% (173), pescoço 50,9% (163) coluna lombar 49,1% (157). Os sintomas impossibilitaram 36,6% dos professores de exercer suas atividades normais. Observou-se também que a condição ergonômica do local de trabalho é considerada ruim pelos professores. Conclusão: Concluímos que a prevalência de sintomas osteomusculares nos professores é alta e as condições ergonômicas são consideradas inapropriadas podendo interferir diretamente na saude dos professores.Downloads
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Published
2017-09-11
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Costa Branco, J., Guido e Silva, F., Jansen, K., & Haertel Giusti, P. (2017). Prevalência de sintomas osteomusculares em professores de escolas públicas e privadas do ensino fundamental. Fisioterapia Em Movimento (Physical Therapy in Movement), 24(2). https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000200012
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