Benefícios do condicionamento cardiorrespiratório em crianças ou adolescentes com paralisia cerebral

Authors

  • Kérima Giamarim Batista
  • Priscila de Oliveira Lopes
  • Simone Mitie Serradilha
  • Grazielle Aurelina Fraga de Souza
  • Geruza Perlato Bella
  • Regina Célia Turrola de Souza

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-51502010000200004

Abstract

Introdução: O treinamento cardiorrespiratório tem mostrado efeitos positivos para a população com paralisia cerebral, melhorando a capacidade funcional e reduzindo o gasto energético e os riscos cardiovasculares. Objetivo: Investigar os efeitos do treinamento aeróbico na pressão arterial, distância percorrida e no consumo máximo de oxigênio. Métodos: Participaram do estudo oito crianças e adolescentes com paralisia cerebral do tipo hemiparética e diparética espástica (G1) e oito do grupo controle (G2),pareados por sexo e idade. Todos foram avaliados pelo teste de Cooper, no qual foi aferida a pressão arterial inicial e final, distância percorrida e cálculo do VO2 máx. O G1 participou de um programa que constava de alongamentos e treinamento em esteira durante 24 sessões. Resultados: Houve melhora significativa após o treinamento do G1 na distância percorrida, VO2 máx e pressão arterial sistólica inicial. Na comparação entre grupos observou-se diferença estatisticamente significativa na distância percorrida e VO2 máx pré e pós-tratamento, pressão arterial sistólica (PAS) inicial pós e PAS final pós-tratamento. Após o período de destreinamento, não houve perda significativa da melhora nas variáveis do G1, excetodo VO2 máx. Conclusão: O treinamento aeróbico pode trazer benefícios cardiorrespiratórios para a população com paralisia cerebral do tipo hemiparética e diparética espástica, podendo ser incluído dentro de um programa de reabilitação.

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Published

2017-09-06

How to Cite

Giamarim Batista, K., de Oliveira Lopes, P., Mitie Serradilha, S., Fraga de Souza, G. A., Perlato Bella, G., & Turrola de Souza, R. C. (2017). Benefícios do condicionamento cardiorrespiratório em crianças ou adolescentes com paralisia cerebral. Fisioterapia Em Movimento (Physical Therapy in Movement), 23(2). https://doi.org/10.1590/S0103-51502010000200004

Issue

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Original Article