Do lambe-lambe à mídia exterior: 100 anos de visualidade do cartaz de rua na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Laura Martini Bedran

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v16i40.22528

Palavras-chave:

Espaço urbano, Visualidade, Imagem publicitária

Resumo


Este trabalho é parte de uma pesquisa exploratória sobre comunicação urbana e visualidade da imagem publicitária de rua investigada através de um de seus suportes midiáticos: o cartaz. Nesse contexto, uma pesquisa iconográfica sobre periódicos, publicações de época e fotografias em diferentes acervos procurou traçar um panorama do cartaz de rua na cidade do Rio de Janeiro, desde o início do século XX, com a concepção da capital como cidade moderna, até a atualidade. Observado ao longo de tantas décadas, traduzido sobre diferentes materialidades, ora como cartaz lambe-lambe, ora como outdoor ou mídia exterior, a pesquisa procura demonstrar como o cartaz de rua não somente empregou visualidade temporal à cidade do Rio de Janeiro, como, principalmente, espelhou costumes, promoveu diálogos e diversificou a linguagem urbana de comunicação.

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

Bedran, L. M. (2015). Do lambe-lambe à mídia exterior: 100 anos de visualidade do cartaz de rua na cidade do Rio de Janeiro. Revista De Estudos Da Comunicação, 16(40). https://doi.org/10.7213/rec.v16i40.22528

Edição

Seção

Artigos