O escritor sobrevivente: uma questão de visibilidade

Autores

  • Vivian Resende Jatobá
  • Sérgio Araújo de Sá

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicao.35.014AO06

Palavras-chave:

Escritor, Obra, Cultura da mídia, Visibilidade

Resumo


O escritor, dedicado a obras nas quais pretende lançar seu olhar mais reflexivo e cuidadoso sobre as angústias humanas, depara-se com certas dificuldades que dizem respeito à falta de visibilidade de seus livros. Para alcançar tal visibilidade, entretanto, ele se submete às exigencies de um mercado editorial que privilegia uma literatura de mais fácil compreensão, e que deseja alcançar um public leitor mais amplo, o qual não se dê ao trabalho de fazer reflexões profundas. Nesse cenário, o escritor, motivado por necessidade financeira, se vê obrigado a ceder, renunciando às suas convicções e fazendo algo contra a própria vontade a fim de dar à sua obra alguma visibilidade e a si mesmo um retorno financeiro. Como ele, outros artistas se veem na mesma situação, e suas opções são fracassar por meio da renúncia ao dinheiro ou às suas próprias convicções. Clarice Lispector e Sidney Orr são exemplos dessa situação, embora a primeira se situe no plano da realidade e o segundo seja um personagem ficcional de Paul Auster. Este artigo se propõe, assim, a explorar o drama vivido por eles para ilustrar o fenômeno analisado.

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Publicado

2013-11-17

Como Citar

Jatobá, V. R., & Sá, S. A. de. (2013). O escritor sobrevivente: uma questão de visibilidade. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(35). https://doi.org/10.7213/comunicao.35.014AO06

Edição

Seção

Artigos