Regionalismo à mesa: uma análise das práticas de consumo de alimentos das donas de casa de Santa Maria (RS)

Autores

  • Tayne Alcântara Araújo
  • Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz
  • Laura Hastenpflug Wottrich

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v13i31.22405

Palavras-chave:

Consumo de alimentos, Regionalismo, Gaúcho, Antropologia do consumo

Resumo

Considerando a relação entre comunicação e consumo como palco para observar a cultura contemporânea, o artigo objetiva refletir como o regionalismo influencia o consumo de alimentos entre donas de casa residentes em Santa Maria/RS. O trabalho se focou no acompanhamento da rotina de seis donas de casa, pertencentes às classes dominante, média e popular, observando o consumo de alimentos nos supermercados, as suas residências e as práticas diárias de alimentação. Os métodos aplicados para a pesquisa incluem a etnografia, observação participante e a entrevista em profundidade. Como resultados, percebemos que o regional está presente no consumo de alimentos de forma mais direta nas referências culturais, escolhas de ingredientes rituais e do que efetivamente na escolha das marcas.

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Publicado

2012-11-17

Como Citar

Araújo, T. A., Oliveira-Cruz, M. C. B. F. de, & Wottrich, L. H. (2012). Regionalismo à mesa: uma análise das práticas de consumo de alimentos das donas de casa de Santa Maria (RS). Revista De Estudos Da Comunicação, 13(31). https://doi.org/10.7213/rec.v13i31.22405

Edição

Seção

Artigos