A imagem do governo brasileiro pelo Jornal Nacional da Rede Globo nas eleições presidenciais de 2002 e 2010

Autores

  • Florentina das Neves Souza

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v12i28.22369

Palavras-chave:

Jornal Nacional, Eleições presidenciais brasileiras, Eleições 2002, Eleições 2010

Resumo

O Jornal Nacional, maior telejornal em estrutura e audiência da televisão brasileira, é o foco deste artigo. O estudo analisou o perfil da cobertura do programa em duas eleições presidenciais similares: 2002 e 2010. Investigou-se a abordagem do telejornal para assuntos de governo e para os pré-candidatos, vinculados ao governo, no período que antecedeu a definição das candidaturas. O corpus foi constituído por reportagens constantes de edições dos meses de abril, maio e junho. Os elementos discursivos foram levantados por meio de metodologia com pontuação de dados quantitativos e qualitativos, além de seleção das valências. Tanto em 2002 como em 2010, os presidentes Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), respectivamente, ambos cumprindo segundo mandato, apoiaram e defenderam seus candidatos, além de trabalharem por eles. Esta pesquisa investigou como o telejornal de maior influência e audiência junto à opinião pública brasileira se comportou em cada um desses pleitos.

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Publicado

2011-11-14

Como Citar

Souza, F. das N. (2011). A imagem do governo brasileiro pelo Jornal Nacional da Rede Globo nas eleições presidenciais de 2002 e 2010. Revista De Estudos Da Comunicação, 12(28). https://doi.org/10.7213/rec.v12i28.22369

Edição

Seção

Trabalho de Pesquisa