ANÁLISE DOS ELEMENTOS RELACIONAIS PARA CLIENTES DE TERMINAL PORTUÁRIO

Autores

  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro
  • Sandra de Oliveira Soares Cardoso
  • Camila Papa Lopes

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v10i23.22319

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento, Operações portuárias, Lealdade

Resumo


Este artigo analisa os elementos relacionais valorizados por clientes de operações portuárias a partir de uma pesquisa de campo quantitativa em uma empresa de infraestrutura portuária e logística. Dentre os elementos analisados, destacam-se como propriedades dos relacionamentos os definidos por Gummesson (2005): colaboração; longevidade; comprometimento, dependência e importância; confiança, risco e incerteza; poder; frequência, regularidade e intensidade; adaptação; atração; proximidade e distância; formalidade, informalidade e transparência; rotinização; conteúdo; e propriedades pessoais e sociais. Desses elementos, foram avaliados quantos são valorizados pelos clientes como essenciais para o relacionamento com a empresa e quais os mais relevantes para a retenção desse relacionamento. Foi aplicado um survey com questões fechadas para 20 clientes via e-mail. Os resultados mostraram que os clientes consideram como elementos essenciais do relacionamento a formalidade, a rotinização e a atração.

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Publicado

2009-11-13

Como Citar

Claro, J. A. C. dos S., Cardoso, S. de O. S., & Lopes, C. P. (2009). ANÁLISE DOS ELEMENTOS RELACIONAIS PARA CLIENTES DE TERMINAL PORTUÁRIO. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(23). https://doi.org/10.7213/rec.v10i23.22319

Edição

Seção

Artigos